Biodiversidade

Acelerando o financiamento para uma agricultura sustentável no Brasil

Acelerando o financiamento para uma agricultura sustentável no Brasil

Este relatório identifica as barreiras para transição que produtores, investidores e governos enfrentam atualmente, destacando soluções necessárias para superá-las. O estudo também define ações prioritárias para as principais partes interessadas em todo o sistema alimentar brasileiro – delineando as mudanças sistêmicas necessárias para desbloquear o capital e transformar o sistema atual no país.

O que é extrativismo sustentável orgânico?

O que é extrativismo sustentável orgânico?

O que define a atividade é a conservação dos recursos naturais, manutenção do ecossistema, assim como a diversidade biológica que se desenvolve no ambiente local e a região em que está inserido, respeitando a singularidade cultural. O extrativismo sustentável também pode ser orgânico, sendo esta uma estratégia fundamental para promover a conservação da biodiversidade, além de ampliar o valor de mercado.

Floresta de pé gera lucro

Floresta de pé gera lucro

O extrativismo é uma alternativa para o uso sustentável das florestas e uma importante atividade geradora de renda, principalmente para as parcelas mais pobres da Amazônia. Concilia a preservação da floresta e a subsistência econômica de milhares de produtores, porém requer boas práticas para garantir a qualidade do produto.

A agricultura regenerativa e o futuro dos alimentos

A agricultura regenerativa e o futuro dos alimentos

Especialistas argumentam que a agricultura regenerativa pode potencialmente reduzir as emissões de carbono produzidas pela agricultura. Através da fotossíntese, as plantas capturam a luz solar e transformam em energia baseada em carbono, que armazenam em suas raízes, e oxigênio, que liberam no ar.

Selo de Biodiversidade vai valorizar espécies nativas do Brasil

Selo de Biodiversidade vai valorizar espécies nativas do Brasil

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) criou o Selo de Sociobiodiversidade, vinculado ao Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), para os produtos que tenham em sua composição espécies nativas brasileiras. Serão beneficiados, principalmente, pequenos produtores e agricultores familiares que cultivem as espécies nativas de sua região.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.