
O que é extrativismo sustentável orgânico?
O que define a atividade é a conservação dos recursos naturais, manutenção do ecossistema, assim como a diversidade biológica que se desenvolve no ambiente local e a região em que está inserido, respeitando a singularidade cultural. O extrativismo sustentável também pode ser orgânico, sendo esta uma estratégia fundamental para promover a conservação da biodiversidade, além de ampliar o valor de mercado.

Floresta de pé gera lucro
O extrativismo é uma alternativa para o uso sustentável das florestas e uma importante atividade geradora de renda, principalmente para as parcelas mais pobres da Amazônia. Concilia a preservação da floresta e a subsistência econômica de milhares de produtores, porém requer boas práticas para garantir a qualidade do produto.

A agricultura regenerativa e o futuro dos alimentos
Especialistas argumentam que a agricultura regenerativa pode potencialmente reduzir as emissões de carbono produzidas pela agricultura. Através da fotossíntese, as plantas capturam a luz solar e transformam em energia baseada em carbono, que armazenam em suas raízes, e oxigênio, que liberam no ar.

FAO alarmada com perda de biodiversidade no mundo
Alerta sobre a perda drástica de biodiversidade no mundo, principalmente na América Latina, onde se registra o declínio do maior número de espécies de alimentos silvestres. Organização especializada das Nações Unidas apresenta provas “crescentes e preocupantes” de que a biodiversidade está desaparecendo e, o mais grave, que “não pode ser recuperada”.

Selo de Biodiversidade vai valorizar espécies nativas do Brasil
A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD) criou o Selo de Sociobiodiversidade, vinculado ao Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf), para os produtos que tenham em sua composição espécies nativas brasileiras. Serão beneficiados, principalmente, pequenos produtores e agricultores familiares que cultivem as espécies nativas de sua região.

Pesquisadores tentam salvar da extinção ‘superfrutas’ da Mata Atlântica
Pesquisas feitas em parceria pela Unicamp e pela USP, determinaram que cinco espécies nativas do Brasil são ricas em antioxidantes e têm alta eficiência anti-inflamatória no organismo – comparável à de estrelas do mercado de alimentos saudáveis, como o açaí e as frutas vermelhas tradicionais (morango, mirtilo, amora e framboesa).

Conheça a ferramenta Biodiversidade & Nutrição
A ferramenta Biodiversidade & Nutrição, lançada recentemente, possui um banco de dados de composição nutricional e um banco de receitas com espécies nativas da flora brasileira.