Embrapa


A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) compõe o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária-SNPA, também constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.

Bioanálise de solo: como acessar e interpretar a saúde do sol

Bioanálise de solo: como acessar e interpretar a saúde do sol

O conceito de saúde ou de qualidade do solo está relacionado à sua capacidade de funcionar para fornecer importantes serviços ambientais, entre os quais: manter a capacidade de produção biológica (produção de grãos, carne, madeira, agroenergia, fibras, etc), promover a saúde das pessoas, plantas e animais (solos saudáveis, ambientes saudáveis) e também de preservar a qualidade ambiental (armazenando e filtrando água, sequestrando carbono, etc). É possível ter um solo com baixa qualidade, mas cujas elevadas produtividades estejam relacionadas a entradas de insumos em doses muito acima das recomendadas para solos bem manejados, uma condição que não é sustentável em longo prazo, pois pode resultar em contaminações do ambiente e prejuízos aos agricultores.

Abelhas: prazer em tê-las!

Abelhas: prazer em tê-las!

A Embrapa Meio-Norte acaba de lançar a cartilha “Abelhas: prazer em tê-las”, com informações voltadas ao público infantil. A publicação mostra a importância desses insetos e o trabalho que realizam para preservar o meio ambiente. A cartilha é gratuita, confira!

Floresta de pé gera lucro

Floresta de pé gera lucro

O extrativismo é uma alternativa para o uso sustentável das florestas e uma importante atividade geradora de renda, principalmente para as parcelas mais pobres da Amazônia. Concilia a preservação da floresta e a subsistência econômica de milhares de produtores, porém requer boas práticas para garantir a qualidade do produto.

Banana, a fruta que pode se tornar o principal produto da nossa produção orgânica

Banana, a fruta que pode se tornar o principal produto da nossa produção orgânica

O manejo natural da banana torna a fruta uma das culturas mais fáceis de se adaptar ao sistema orgânico. De acordo com Ana Lúcia Borges, pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Mandioca e Fruticultura, aproximadamente, dois terços de toda a massa da bananeira retorna para o solo, restituindo quase 70% dos nutrientes que produz, não sendo necessário colocar tanto adubo. E isso vem de encontro com os métodos orgânicos, que exigem técnicas ambientalmente sustentáveis e a não utilização de agrotóxicos ou adubos químicos solúveis.

Embrapa desenvolve fertilizante orgânico nitrogenado

Embrapa desenvolve fertilizante orgânico nitrogenado

A Embrapa Agrobiologia, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária sediada no Rio de Janeiro, desenvolveu um fertilizante orgânico a partir da biomassa aérea de espécies leguminosas, o N-verde. O processo aproveita a parte da planta que fica fora da terra. Em recente entrevista, o engenheiro agrônomo Ednaldo Araújo, líder do projeto, disse que um dos objetivos é aumentar a oferta desse tipo de fertilizante, que está de acordo com a legislação de agricultura orgânica.

Pesquisadores e agricultores se unem para desenvolver fertilizantes naturais

Pesquisadores e agricultores se unem para desenvolver fertilizantes naturais

Para não depender de fertilizantes sintéticos, ter custos menores de produção e reduzir impactos ambientais, pesquisadores e produtores se uniram na busca por adubos orgânicos. O material orgânico foi avaliado em culturas de arroz, feijão e milho, que mantiveram bons índices de produtividade, além de manter ou melhorar a qualidade do solo.

Ciência desenvolve melhorias na fabricação de produtos de babaçu

Ciência desenvolve melhorias na fabricação de produtos de babaçu

Pesquisadores da Embrapa elaboraram um diagnóstico analítico para a cadeia do babaçu. O trabalho contribui para a conservação da biodiversidade do Médio Mearim, na região dos Cocais, no Maranhão, e para a melhoria da qualidade de vida de comunidades tradicionais que lá habitam.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.