Consumidor de Orgânicos

Suíça se mantém como a ‘campeã mundial’ dos orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Rio, 16 de Abril de 2018.
Foto: Sylvia Wachsner

As vendas de alimentos orgânicos somaram 2,7 bilhões de francos no ano passado, dos quais três quartos vieram dos grandes supermercados suíços Coop e Migros. Os produtos orgânicos representaram 9% da cota de mercado, com produtos frescos representando metade de todas as vendas. Os principais produtos – ovos, legumes e pão fresco – representaram 20% da fatia de mercado.

Metade dos suíços compra produtos orgânicos diariamente ou várias vezes por semana. Mas não são apenas os consumidores preocupados com a saúde que optam pela opção livre de agrotóxicos.

Um total de 279 novos produtores conseguiram obter um selo de certificação orgânica em 2017, elevando o número de fazendas orgânicas na Suíça e Liechtenstein para 6906. Destas, 6423 são certificadas pelo selo Bio Suisse.

Embora as vendas de produtos orgânicos possam estar aumentando na Suíça, os altos preços continuam sendo um obstáculo ao crescimento mais acelerado do setor. O vigilante dos preços da Suíça, Stefan Meierhans, está ciente dessa questão.

“Tudo era orgânico décadas atrás. Agora é uma etiqueta especial e você tem que pagar muito, e às vezes eu acho que é caro demais. Mas enquanto houver demanda suficiente, essas são as regras do mercado”, disse para Swissinfo em uma entrevista recente. (Leia a entrevista completa clicando aqui)

Fonte: SWI

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.