Produtor de Orgânicos

Paraná é o estado brasileiro com maior número de produtores orgânicos, diz Instituto de Desenvolvimento Rural

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 21 de setembro de 2021.

O Paraná é o estado brasileiro com maior número de produtores de orgânicos, com 3.737 agricultores com o selo de certificação, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (Iapar-Emater).

O estado, conforme o instituto, lidera o ranking, a frente do Rio Grande do Sul, que possui 3.650 produtores com a certificação, e de São Paulo, com 1.904 agricultores orgânicos.

Segundo o Iapar, o crescimento do mercado de orgânicos reflete aumento na oferta dos agricultores e também na procura dos clientes, em feiras, compras por delivery e supermercados.

Livre de venenos

Os agricultores Dinori Luiz dos Santos, conhecido como seo Tuta, e a esposa, dona Antônia, cultivam orgânicos em uma horta que começou em um pequeno pedaço de terra, ao lado da casa na chácara deles, em Bocaiuva do Sul, Região Metropolitana de Curitiba.

Com o aumento nas vendas, a horta aumentou, e atualmente o casal cultiva hortaliças variadas no local, sem o uso de aditivos químicos. Eles produzem adubo orgânico, de compostagem e esterco de galinha.

Antes disso, Tuta conta que foi empregado em uma lavoura convencional, até que resolveu cultivar um pedacinho de terra por conta própria. Ele conta que atualmente tem ciência da importância dos alimentos que planta.

“Eu achei bem legal passar a trabalhar com o alimento orgânico. É um produto saudável porque não tem agrotóxico nenhum”, conta o agricultor.

Em outra chácara, em Campina Grande do Sul, também na Região Metropolitana da capital, o agricultor Elzo Griz é considerado um dos pioneiros em agricultura orgânica na região.

Há 21 anos, ele cultiva um pomar, longe de venenos. Cuidado que, segundo ele, garante a cada safra, duas a três caixas de peras por árvore. Ele conta que sempre seguiu os princípios da agricultura orgânica, primeiro intuitivamente, depois com orientação técnica.

Cuidado com a saúde e com o meio ambiente que tem como resultado um produto com mercado certo.

“Eu nunca usei um adubo químico nessa terra. Se a pessoa que morou aqui usou, hoje não tem mais nada”, conta.

De acordo com relatos dos produtores, muitos já produziam hortaliças pelo processo natural, sem saber que estavam cultivando organicamente. Desde 2009 existe no estado o programa Paraná Mais Orgânico, que orienta e acompanha produtores da agricultura familiar interessados em produzir de forma orgânica.

Paraná é o estado brasileiro com maior número de produtores orgânicos, segundo o Instituto de Desenvolvimento Rural do estado — Foto: Reprodução/RPC

O veterinário Evandro Ritcher, do Iapar, diz que o Paraná é um dos poucos estados do país que possuem uma rede de suporte aos agricultores que fazem a transição para a cultura orgânica, até que eles alcancem a certificação.

A mudança de consciência do consumidor e o trato com as questões ambientais também elevam o grau de importância dos produtos.

“Existe uma série de medidas que esse produtor tem que estar se adequando para que ele receba no final de um período esse selo orgânico”, afirma Ritcher.

Clique na imagem abaixo e assista matéria:

Fonte: G1

Tags: , .

Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.