
Paraná Mais Orgânico alcança a marca de 900 certificações
O balanço foi apresentado nesta semana, na Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. Os números projetam o Paraná como um dos estados que mais possuem propriedades certificadas. Neste ano, o Programa completa 10 anos de atividade com 1.844 visitas em propriedades rurais e 789 estudos de casos desenvolvidos.

Custos na produção de orgânicos tem diminuído com ampliação do leque de insumos
Assista entrevista com Alexandre Harkaly, diretor Executivo IBD Certificações onde assinala que o mercado de orgânicos no Brasil fatura R$4 bi e tem potencial de crescimento com adesão de mil novos produtores a cada ano.

Curso de Capacitação e Interpretação de Normas Orgânicas será realizado pelo IBD em dezembro
O Instituto Biodinâmico, IBD Certificações, promoverá o Curso de Capacitação e Interpretação de Normas Orgânicas, em São Paulo, no mês de dezembro. O objetivo é capacitar o profissional na interpretação de normas orgânicas, conhecer os procedimentos de certificação, auditoria e a documentação básica da certificação.

Para representante do movimento Slow Food no Brasil, a certificação atrapalha produtores de orgânicos
Por que os agricultores orgânicos devem pagar uma taxa anual para colocar um selo que certifica sua produção como livre de veneno enquanto o produtor que usa agroquímicos não tem obrigação alguma? Essa é uma das perguntas do agricultor familiar Antonio Augusto Santos, um dos representantes do movimento Slow Food no Brasil, que defende o direito das pessoas de sentir prazer na alimentação, utilizando produtos artesanais de qualidade que são produzidos respeitando o meio ambiente, os agricultores e consumidores.

Com certificação participativa, produção orgânica cresce na Bahia
Para conseguir o selo orgânico e melhorar a renda no campo, agricultores da Chapada Diamantina se unem no modelo de certificação em grupos.

Universidades do Paraná apoiam certificação de produtores
O projeto oferece um acompanhamento técnico e a capacitação dos produtores paranaenses, para que assim, trabalhem dentro das normas previstas na legislação brasileira para produtos e sistemas de produção orgânica. Este processo foi acompanhado e orientado por técnicos das universidades estaduais e auditado pelo Tecpar.