Consumidor de Orgânicos

Orgânicos: opção saudável e promissora

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 25 de setembro de 2014.
fonte: Embrapa
fonte: Embrapa

A agricultura orgânica se tornou um setor mundial de US$ 64 bilhões em 2014, com 44% das vendas ocorrendo nos EUA, segundo relatório do The World of Organic Agriculture divulgado em fevereiro de 2014 Este, indica que 1,9 milhão de produtores estão certificados em 164 países, chegando a 37,5 milhões de hectares dedicados a produtos orgânicos. Em pelo menos 10 países, mais de 10% da superfície agriculturável é orgânica.

Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Rogério Dias, no Brasil existem 13,5 mil unidades de produção orgânicas certificadas. O governo espera que esse número seja ampliado para 50 mil até 2015.

O consumo de produtos orgânicos têm aumentado cada vez mais, principalmente através das feiras. O Rio de Janeiro conta com 15 feiras; em Brasília (DF) são 21 pontos de venda; em São Paulo (SP) são 10, incluindo uma inaugurada recentemente no estacionamento de um shopping; em Curitiba (PR) existe um Mercado Municipal de Produtos Orgânicos que serve de referência na comercialização do produto, os espaços nos supermercados estão aumentando e surgem pequenos comércios voltados para o setor.

Segundo a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos, Sylvia Wachsner, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), não existem dados sobre as variedades e os volumes produzidos de orgânicos. “As autoridades deveriam começar a obter dados mais detalhados das principais culturas, como frutas, grãos, hortigranjeiros, cereais, etc.”

Ela afirma também que há um grande número de reclamações dos empresários da agroindústria em relação à descontinuidade do fornecimento de certos ingredientes, o que impede a produção de alguns alimentos, além de chamar a atenção para a carência de veterinários capacitados e de extensionistas na produção animal orgânica.

“Necessitamos de pesquisa para produzir sementes orgânicas de qualidade, incrementar os insumos disponíveis que alavanquem a produção e também não contamos com equipamentos apropriados a pequenos agricultores, forçando-os a lançar mão de adaptações. Soma-se a isso o problema da produção sazonal, que é concebida de forma mais rudimentar”, portanto, ainda existem muitos obstáculos a serem superados (site da SNA).

6441168291_58a2560986_z
Circuito Orgânico de Feiras

Quem ainda tem dúvidas ou não conhece muito bem sobre esses alimentos, o setor de produtos orgânicos será apresentado e debatido junto com outros produtores de segmentos considerados como nichos de mercado no “I Workshop de Nichos de Mercado para o setor Agroindustrial” que acontece nos dias 23 e 24 de setembro de 2014, no Centro de Convenções da Unicamp em Campinas (SP), promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e seus parceiros.

O tema orgânicos será abordado por Romeu Mattos Leite, coordenador de produção da Vila Yamaguishi, fazenda de produção de orgânicos, em Jaguariúna, SP e por Javier Vilanova da indústria de alimentos orgânicos Jasmine Alimentos, que fica em Curitiba, PR

fonte: Embrapa, publicado 25/09/2014

Tags: .

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.