Produtor

É realidade a produção de orgânicos em grande escala.

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 1 de março de 2022.
Rizoma Agro, foto: Gerardo Lazzari.

A agricultura orgânica está evoluindo ao ponto em que a produção em grande escala começa a ser possível no Brasil, segundo a P&D da Rizoma Agro, Ana Clara Rocha. Segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), em 2020, a venda de produtos orgânicos teve crescimento de mais de 50% no Brasil, que vem se consolidando como um grande produtor e exportador de alimentos deste tipo. 

“No começo da produção orgânica era tudo muito difícil e limitado em termos de tecnologia de produção e conhecimento. No entanto, com o aumento da disponibilidade de tecnologias, já é possível mapear e prever problemas pontuais e se antever em relação a problemas potenciais. Opções de produtos biológicos, diferentes tipos de adubos (nutrição) e número de ferramentas têm se expandido. Ainda existem limitações, mas o setor tem sinalizado positivamente que a demanda existe e a oferta está aumentando aos poucos com o uso de tecnologias e novos estudos”, disse Ana Clara. 

Segundo ela, antes a agricultura orgânica era muito ligada a agricultura familiar porque dependia muito de mão de obra. Grandes produtores não costumam ter número de funcionários em escala. Com a mecanização das operações dentro do orgânico, essa adesão por parte dos produtores maiores está se tornando cada vez mais comum. “Até mesmo o controle de plantas daninhas, que é uma das maiores dificuldades dentro do sistema orgânico de produção em termos de escala, passa a não ser um desafio como outrora. Existem outras tecnologias para fazer um controle automatizado”, reforça a P&D da Rizoma Agro. 

Conheça mais sobre a Rizoma Agro, visite a página no site OrganicsNet da SNA:

fonte: Agrolink 

 

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.