Produtor

“Orgânicos da Mata”, nova OPAC mineira é criada

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de agosto de 2021.
foto: CI Orgânicos

A Associação “Orgânicos da Mata”, fundada no 20 de agosto de 2021, contou, na assembleia virtual, com mais de 120 pessoas entre agricultores, colaboradores e representantes de instituições de Juiz de Fora e região. No encontro, também foi realizada a eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal. Seu objetivo é impulsionar e articular, coletivamente, a produção e comercialização de alimentos saudáveis e sem veneno por meio do processo de certificação orgânica. 

De acordo com a vice-presidente da associação, Clara Soares, a criação do Orgânicos da Mata é o primeiro passo para a construção do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (Opac). “A partir de agora, vamos registrá-la no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e realizar todos os outros trâmites para virar um Opac”.

Clara também reforçou que “a associação é uma grande oportunidade para os agricultores familiares conseguirem se certificar e ainda comercializar de forma indireta. Além disso, é uma forma de articulação para que a gente consiga acessar mercados e insumos mais baratos, movimentando mais coisas, que não conseguimos sozinhos”.

“Ela será fundamental para avançarmos no processo de produção orgânica e comercialização destes produtos certificados, indicou a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF),   Juiz de Fora tem toda a condição de ser polo de produção orgânica e de se constituir um cinturão verde. 

Selo Orgânico

O Sistema Participativo de Garantia (SPG) é uma das modalidades de certificação orgânica previstas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e sua formalização garante o direito de uso de selo de orgânicos para venda direta e indireta no Brasil.

A fim de garantir a qualidade orgânica dos produtos de forma participativa e transparente, uma das exigências centrais do SPG é a formalização jurídica a partir de um Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (Opac). A estrutura é composta por uma Comissão de Avaliação e um Conselho de Recursos. O Opac é quem organiza, guarda e emite documentos relativos ao funcionamento do SPG, cuidando do funcionamento participativo.

Leia a matéria completa, fonte: Prefeitura de Juiz de Fora

Tags: .

Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.