O poder do chocolate: cacau orgânico tira pequenos agricultores da pobreza
No estado da Bahia, numa encosta de uma colina, os grãos de cacau levam dias secando no interior de uma estufa. “É a nossa última colheita e já temos comprador”, conta entusiasmado Rubens Costa de Jesus, agricultor da fazenda comunitária “Dois Riachões”, que reúne 39 famílias.
Estes agricultores familiares produzem cacau, frutas e verduras sem usar fertilizantes ou compostos químicos, utilizando tecnologias orgânicas e sistemas agroflorestais. Sua produção faz parte das cerca de 1.900 toneladas de cacau orgânico produzidas em 2018, o que representa menos de 1% da produção nacional.
Os agricultores, instalados a 80 km do litoral baiano, se estabeleceram em “Dois Riachões”, mais precisamente em precárias instalações situadas próximo a uma estrada. Na época, a propriedade de 400 hectares pertencia a uma grande família de produtores de cacau que não cumpria com os critérios de produtividade impostos pelo governo.
Na fazenda comunitária, cada família é responsável por cultivar quatro hectares de árvores de cacau e participa da manutenção da horta comunitária.
“Antes trabalhávamos em plantações convencionais de cacau, o que apenas nos permitia sobreviver. Além disso, a situação piorou quando as zonas de cultivo foram devastadas por uma praga chamada vassoura da bruxa, que levou muitos à falência”, explicou Costa de Jesus, de 31 anos. “Produzir nosso próprio cacau, que é orgânico, finalmente nos permite viver do nosso trabalho”.
Para conseguir comercializar a produção, primeiro passaram a fazer parte das compras governamentais de apoio a comercialização de produtos da agricultura familiar, mas para completar a renda tiveram que procurar outras opções.
Leia a matéria completa, fonte: Exame
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.