Consumidor de Orgânicos

Empório solidário de orgânicos foca no pequeno produtor familiar

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 20 de março de 2023.
foto: CI Orgânicos

O Instituto Feira Livre, entidade sem fins lucrativos, localizado no Centro da capital paulista, vende produtos orgânicos adquiridos direto dos pequenos produtores, a preço de custo. O Instituto promove os conceitos de economia solidária e responsabilidade social, com os valores dos itens nas gôndolas sendo repassados ao produtor rural.

Em 2022, mais de 200 produtores forneceram alimentos orgânicos ao Instituto Feira Livre. Ao todo, foram 11 toneladas de bananas; 9 toneladas de tomates; 5 mil maços de couve; 2 toneladas de morangos, entre outros produtos, e foram servidos quase 5 mil almoços na Feira.

O produtores rurais da Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e Água Limpa da Região Sul de São Paulo (Cooperapas), de Parelheiros, e da Associação de Agricultores da Zona Leste (AAZL), de São Mateus, na zona Leste são alguns dos parceiros,

O cultivo é realizado em hortas familiares sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e aditivos sintéticos. Trata-se de uma técnica que, além de preservar o meio ambiente, resulta em alimentos ricos em nutrientes.

ECONOMIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

A proposta do Instituto Feira Livre é estabelecer relações comerciais justas com todos os atores da cadeia produtiva, conectando quem produz a quem consome.No local encontram-se  uma feira, uma mercearia e um café, somente com produtos orgânicos e agroecológicos. O local também acolhe e apoia atividades relacionadas à educação e cultura.

Os alimentos orgânicos são comprados diretamente do produtor, diminuindo o custo dos intermediários e os  consumidores pagam  o valor que é cobrado pelo produtor.

“É o produtor quem define o valor do seu produto e é esse valor que o nosso frequentador – é assim que chamamos quem compra em nossa sede – paga, a princípio. Depois, sugerimos uma taxa de 35% sobre o valor para a manutenção das despesas do espaço”, detalhou Barbosa, reforçando que a ideia do espaço não é de promover a simples comercialização dos itens, mas também “mostrar quem planta, quem colhe e quem compra. É uma troca que cria vínculos e visibiliza a importância do pequeno produtor que está comprometido com a causa”, pontuou.

@INSTITUTOFEIRALIVRE

@COOPERAPAS

Leia a matéria completa:

fonte: https://osaopaulo.org.br/destaque/em-sao-paulo-emporio-solidario-de-organicostem-foco-no-pequeno-produtor-familiar/

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.