Embrapa participa da Agrobrasília 2016
Um vasto leque de soluções tecnológicas para agricultores e pecuaristas, além de eventos técnicos com pesquisadores marcam a participação pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na AgroBrasília 2016 – Feira Internacional dos Cerrados, promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (COOPA-DF) de 10 a 14 de maio no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF, Distrito Federal. Além do estande e da vitrine de tecnologias, a Embrapa conta com estações no Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), da Emater-DF.
Lançamentos
Na quinta-feira (12), às 10h, a Embrapa vai lançar a cultivar de soja BRS 7780IPRO e o livro “Hortaliças de propagação vegetativa: tecnologia de multiplicação”. Desenvolvida pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF) em parceria com a Fundação Cerrados e a Fundação Bahia, a BRS 7780IPRO é uma cultivar de soja transgênica com tecnologia Intacta. Indicada para as áreas produtivas de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Distrito Federal, apresenta elevado teto produtivo, estabilidade produtiva e flexibilidade na data de plantio.
Elaborada por pesquisadores e analistas da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Embrapa Hortaliças e Embrapa Produtos e Mercado (Brasília, DF), a publicação “Hortaliças de propagação vegetativa: tecnologia de multiplicação” apresenta informações sobre os principais aspectos do processo de produção de espécies olerícolas de propagação vegetativa, como alho, batata, batata-doce, mandioquinha-salsa e morango. São abordadas em detalhes todas as etapas do sistema de multiplicação e produção comercial de mudas ou propágulos com elevada qualidade fitossanitária e alto potencial produtivo.
Na oportunidade, também serão divulgados os editais para licenciamento de viveiristas para produção das cultivares de maracujazeiros BRS Rosea Púrpura, de flores rosadas, e BRS Céu do Cerrado, de flores azuladas, bem como da cultivar de maracujazeiro silvestre BRS Sertão Forte.
Espaço de Valorização da Agricultura Familiar (EVAF), da Emater-DF, vai mostrar, entre outras tecnologias, soluções da Embrapa voltadas ao agricultor familiar. A empresa de pesquisa participa em duas estações temáticas: o Circuito de Energias Renováveis, organizado pela Embrapa Agroenergia (Brasília, DF) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e a estação de Gestão Ambiental, apresentada pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).
Para mostrar aos pequenos produtores as diversas fontes de energias renováveis que podem ser usadas na propriedade, a Embrapa Agroenergia e o MDA vão abordar as pesquisas para ampliar a aplicabilidades dessas fontes. A Unidade vai apresentar o biogás e produzir biodiesel ao vivo, além de mostrar as matérias-primas para essa produção. Já a equipe do MDA vai explicar como o agricultor familiar participa do Programa Selo Combustível Social.
Já a estação Gestão Ambiental focaliza a restauração do Cerrado. O visitante vai conhecer métodos de recomposição da vegetação nativa do Bioma, que
Além das duas estações, a unidade demonstrativa e de observação do Sistema Agrossilvipastoril – Leite Orgânico vai apresentar diferentes tecnologias produzidas pela Embrapa Cerrados em sistema orgânico de produção. No sistema, foram utilizadas estratégias de correção e adubação do solo como o uso do calcário e gesso agrícola, rochagem e adubação verde. Foram desenvolvidas avaliações do desempenho técnico e econômico da parte arbórea com o eucalipto e de árvores nativas do Cerrado, além de culturas agrícolas – mandioca, batata doce, banana prata e o maracujá BRS Pérola do Cerrado. O sistema também avaliou a integração da parte pecuária pelo incremento no ganho de peso de novilhas meio-sangue da raça Gir Leiteiro utilizando-se a pastagem de braquiária ruziziensis, feijão guandu BRS Mandarim e o capim elefante BRS Canará, além do cultivo do milho variedade BR 106 para silagem.
Vitrine e estande
No espaço dedicado à Embrapa na AgroBrasília, os visitantes terão acesso a produtos e tecnologias desenvolvidos pela Empresa e seus parceiros.
Apresentado pela Embrapa Hortaliças, o “sistema gasoso de controle de irrigação” é usualmente denominado por sua marca registrada, “Irrigas”. As aplicações no manejo de irrigação são úteis em ambientes tão variados quanto casas-de-vegetação, vasos de plantas ornamentais e aplicações agrícolas diversas com sistemas de irrigação como o gotejamento, aspersão e sulcos, indicando quando o produtor deve irrigar a horta, economizando água e garantindo o desenvolvimento pleno das plantas.
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia destaca o Serviço de conservação de raças comerciais de interesse zootécnico que estará à disposição do público, oferecendo aos pecuaristas brasileiros a oportunidade de conservar seus rebanhos comerciais no Banco Genético da Embrapa, um dos maiores e mais modernos do mundo, em botijões de nitrogênio líquido a 196ºC abaixo de zero, com total segurança e sem qualquer custo.
Outro destaque da Unidade é o Chip de Genotipagem de Eucalipto. Denominado EucHIP60k, o chip de genotipagem tem elevado potencial de aplicação no setor florestal de vários países, pois foi desenvolvido com base nas 10 espécies de eucalipto mais utilizadas mundialmente.

Eventos
Nos dias 10, 11 e 12, o pesquisador João Paulo Soares, da Embrapa Cerrados, participa do Dia de Campo “Sistema Agrossilvipastoril Orgânico”, que será realizado na Unidade de Pesquisa Participativa em Produção Organica (UPPO/SSP) da AgroBrasília. Ele fará apresentações, das 9h às 10h, sobre produção orgânica de leite. No local estarão expostas diversas tecnologias da Embrapa adaptadas para sistemas de produção orgânica.
Na sexta-feira (13), a Embrapa participa de dois eventos. Pela manhã, será realizado o Dia de Campo “Intensificação Sustentável da Agricultura”, na área de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta da AgroBrasília. Serão cinco estações: “Plantio Direto no Contexto da Conservação da Água e do Solo”, “Experiência da Fazenda Maringá”, “ILPF: desafios e oportunidades”, “Serviços Ecossistêmicos (Serviços Ambientais)” e “Oportunidades do Plano ABC”, com a participação dos pesquisadores Jorge Werneck (Embrapa Cerrados) e Abílio Pacheco (Embrapa Produtos e Mercado).
Leia a notícia completa, fonte: Agrolink
site do evento: Agrobrasília 2016
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.