Consumidor de Orgânicos

Caso de sucesso: Nutrir Orgânicos conecta produtores e clientes

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Rio, 2 de janeiro de 2020.

Com aproximadamente 400 parceiros, a Nutrir Orgânicos comercializa mais de seis milhões de itens, resultando em um crescimento de 18% ao ano. Além do mercado de compra e venda online, a empresa também oferece soluções de Tecnologia da Informação (T.I.) com foco na Indústria 4.0.

Comercializando mais de seis milhões de itens ao ano produzidos em aproximadamente três milhões de metros quadrados, a Nutrir Orgânicos – parceira da rede OrganicsNet –, é uma plataforma de compra e venda de produtos orgânicos 100% online e um caso de sucesso do segmento.

OrganicsNet é uma rede de colaboração e informação vinculada ao Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) e criada pela Sociedade Nacional da Agricultura (SNA), com o objetivo de desenvolver e ampliar o mercado de orgânicos no Brasil.

Fundada por Renan Ordonhes, em Botucatu no interior de São Paulo, a 200 quilômetros da capital, a empresa surgiu após perceber uma dificuldade na comunicação entre produtores e clientes. Ordonhes se juntou a seu sócio, Denis Corazza, que contava com anos de experiência na Fazenda Takaoka, e começaram a parceria primeiramente como consultores. Denis e Renan não divulgam o faturamento, mas afirmam que nos últimos anos o crescimento esteve na casa de 18% ao ano

“Iniciamos o trabalho como representantes comerciais e consultoria para o agricultor familiar orgânica, esse trabalho começou motivado alguns fatores como a lacuna na comunicação entre produtor e clientes e a dificuldade de comunicação do produtor, por estar em áreas muitas vezes sem sinal ou internet”, explica Corazza.

Ele também enumera fatores como a dificuldade na elaboração do planejamento de plantio, por conta da falta de informação de mercado, as dificuldades no setor de compra e alguns limitadores de mercado por conta de variáveis como logística, preço, qualidade e classificação.

Marketplace

A plataforma possibilita ao produtor a facilidade de uma vitrine de venda. Foto: Reprodução

Foi, então, que Renan Ordonhes criou um marketplace (loja virtual), plataforma sistêmica para apresentação dos produtos orgânicos integrada a meios de pagamento, vendas e distribuição, com o objetivo de aproximar os produtores, na sua grande maioria produtores familiares, dos compradores de orgânicos (distribuidores, hortifruti, redes de supermercados etc) em todo o território brasileiro.

A loja da Nutrir Orgânicos exibe a disponibilidade de todos os produtores para as entregas da semana, diariamente os nossos produtores parceiros atualizam suas disponibilidades e datas de entrega. O cliente pode filtrar sua compra por localização e produtor de sua escolha Tal ação fez com que os negócios expandissem muito, hoje são 400 clientes e produtores parceiros da Nutrir.

“Esse é o nosso diferencial. Nos dedicamos na formatação de uma plataforma dedicada para produtos perecíveis. Vendemos o produto que está no chão da roça e não estoque, com isso aumentamos a qualidade e o shelf life (validade) dos produtos para as gôndolas dos clientes, minimizando perdas e prejuízos”, conta Corazza.

Indústria 4.0
Também foram mapeadas todas as informações que decorrem desde a oferta do produtor, passando pela logística, recebimento do cliente, e indo até seu pagamento. Com isso, a Nutrir não se tornou somente uma loja online, como também uma empresa que oferece tecnologia, conhecimento e ampla experiência em soluções de tecnologia da informação, com foco nas tecnologias da Indústria 4.0.

“A nutrir também é dedicada a verticalizar a informação do setor, possibilitando o acesso a informação para melhores tomadas de decisões tanto para base produtiva, quanto para a base distribuidora”, ressalta Denis Corazza.

“A plataforma possibilita ao produtor a facilidade de uma vitrine de venda, facilidade nos seus controles e suas cobranças, processos automatizados, além de uma equipe pronta para auxiliá-los. Sem contar claro, com um entreposto em São Paulo, muito bem localizado para o setor, que possibilita que muitos pequenos produtores alcancem canais de vendas antes inalcançáveis”, completa.

Associe-se!
Produtor rural, cooperativa, agroindústria e empresas de orgânicos certificadas em conformidade com a legislação brasileira, participe da rede de associados da OrganicsNet.

Ela oferece acesso a conteúdos exclusivos sobre certificação, legislação, mercado orgânico e técnicas de produção; acesso exclusivo à rede de consultores e parceiros; oportunidades de promoção e marketing de produtos; oportunidades de negócios; Interação e troca de experiências; entre outros benefícios.

Traga sua empresa para a rede Organicsnet! Para saber como aderir, acesse www.organicsnet.com.br/rede!

Fonte: NutrirOrgânicos

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