Consumidor de Orgânicos

Canal Rural Responde estreia com produção de orgânicos.

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 26 de maio de 2015.
canal rural
foto: Canal Rural

 

Canal Rural Responde estreia com produção de orgânicos
Toda a semana, nossa equipe de jornalismo responderá as dúvidas de internautas e telespectadores do Canal Rural.

Estreou nesta sexta, dia 22, na programação o quadro Canal Rural Responde. A partir de hoje, toda a semana os telejornais e programas responderão as dúvidas dos internautas e telespectadores sobre os mais variados assuntos do campo ligados à produção agropecuária.

A reportagem de estreia se trata da produção de orgânicos. Até mesmo quem não é do ramo se interessa em iniciar uma produção agroecológica. Nossa equipe acompanhou de perto em um sítio no município de Pedra-Bela, no interior de São Paulo.

As galinhas que vieram de um criador especializado em aves orgânicas tem espaço para ciscar à vontade e se alimentar com ração à base de milho e farelo de soja, livres de defensivos e transgênicos. O ambiente é o mais natural possível para produção de ovos orgânicos. O produtor Rodrigo Lanari investiu dinheiro de herança na compra de um sítio para produzir alimentos orgânicos. Como não tinha experiência na área, ele conta com a ajuda de um consultor.

“A gente veio com o subsolador não arado para a terra, viemos também com um ‘gradão’ para quebrar um pouco mais o solo, que está bem compactado, aplicamos o calcário em função da análise feita e depois um coquetel de adubação verde de inverno.” pontua o consultor Dercílio Pupin.

Crotalária, nabo-forageiro e aveia preta formam a adubação verde que é semeada à mão. As plantas prepararam o solo para o futuro cultivo. Em uma produção orgânica, a escolha da área é muito importante. Na fazenda de Lanari, o terreno foi escolhido porque já conta com uma proteção natural: uma barreira de árvores ao fundo, contornando toda a área, que é essencial para a qualidade da produção. Na pequena propriedade, há uma horta com verduras e hortaliças. Como tudo está no começo, o sítio ainda não passou pela certificação que atesta que o alimento é orgânico.

É preciso entender todas as diferenças de uma horta agroecológica para uma horta convencional. A produção orgânica exige um manejo mais cuidadoso, e por isso, se adapta melhor em pequenas propriedades. Até mesmo para eliminar pragas que podem acabar com a produção, há alternativas naturais e simples. O agricultor tem até uma receita combate à lagarta, que consiste em esmagar o inseto na mão e espalhá-lo sobre a folha. “Estou usando e observando, mas dá para ver que funciona” explica.

Para ver os vídeos produzidos pelo canal com respostas aos internautas, veja a notícia na fonte

Fonte: Canal Rural

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Tags: .

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.