Produtor de Orgânicos

Tofu orgânico: alimentação vegana saudável

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 26 de junho de 2024.

Jesús Bastante é um profissional convicto da alimentação e do mundo orgânico. Formado em filologia clássica, há 20 anos faz parte da Taifun , empresa líder na Europa na produção de tofu orgânico e produtos derivados. Natural de Ciudad Real, Jesús foi nomeado Diretor Geral em janeiro passado e faz parte da alma e da trajetória da empresa alemã. Taifun é conhecida por sua qualidade, origens e valores.

O conceito de alimentação vegana é frequentemente associado à qualidade nutricional. Esse sempre é o caso?

Nem sempre. Temos muitos exemplos de produtos veganos que possuem uma lista muito longa de ingredientes que não são naturais e devem ser vistos com ceticismo. A equação entre um produto vegano e um produto saudável nem sempre funciona. Como consumidores, precisamos ser críticos e ler a lista de ingredientes.

O que torna o processo de produção do Taifun especial?

Procuramos respeitar a identidade original do tofu como alimento de tradição milenar. Manter a sua simplicidade é a sua melhor garantia. Manuseamos a soja com cuidado, somos seletivos na escolha e a transformamos em tofu através de um processo muito elementar, muito puro e original. Introduzimos variações através de ingredientes naturais cuidadosamente selecionados. Esta sensibilidade à matéria-prima em termos de potencial organoléptico, sabor e textura… É aqui que se faz um trabalho essencial para um efeito de sabor e uma experiência agradável ao paladar.

Como progrediu o projeto ‘1.000 Jardins’?

Precisamos de uma boa combinação entre sementes, solo e clima. Apelamos à disponibilidade de jardineiros amadores e clientes, procurando apresentar um projeto atrativo que inclua a curiosidade e uma perspetiva científica. Nós conseguimos. Identificamos certas sementes que funcionam muito bem em áreas específicas. Essa é a base para o plantio de soja que dá certo. A evolução deste projeto é ‘Os 1.000 Jardins Floridos’. Estamos fazendo experiências com sementes de soja e outras sementes de flores que têm vida curta, mas protegem o campo e as plantas da erosão. Não há outra referência na Europa. É realmente lindo e cria efeitos positivos. O agricultor se sente parte de uma história coletiva e tudo isso cria um vínculo.

Qual é a visão de Taifun?

É a história do fundador e pioneiro Wolfgang Heck, sempre baseada no amor e respeito pelo tofu. A maneira de entendê-lo, ouvi-lo e comunicar-se com ele. Surgiu a ideia de que a propriedade da empresa não deveria ser personalizada numa pessoa, mas sim numa base que a ligasse a determinados valores de uma economia ética e lúdica.

Ético no sentido de ter valores em nossa atividade econômica: respeito e bom relacionamento com fornecedores, clientes e colaboradores. Todos estes componentes são igualmente importantes e tentamos criar uma cultura de diálogo tanto interna como externamente. A par desta componente, existe uma componente lúdica e criativa. Trabalhamos e nos sentimos apaixonados por isso. Fornecedores, agricultores, trabalhadores e clientes – estamos todos no mesmo barco, que é o bem comum (Economia do Bem Comum). A fundação quer ancorar todos esses valores que sempre foram centrais para a empresa.

Agora, como Gerente Geral, esses valores são o seu guia.

É uma perspectiva mais global. As empresas têm a sua própria biografia e escrevem a sua própria história. Participei desta história a partir de uma perspectiva muito enriquecedora, que é o ponto de ligação entre o mundo interno e externo (clientes, mercado, pontos de venda, comunicação) da Taifun. Agora a perspectiva é ter em mente qual é a nossa visão, para onde vamos, estimulando a responsabilidade de cada um, reunindo as potencialidades individuais.

Veremos novas variedades em Espanha em breve?

Além do produto individual de varejo, o tofu para food service é o novo capítulo que se abre. Como é obtido e como encontra o seu lugar nas cantinas e restaurantes. Percebemos que há muita procura e estamos apenas começando. As padarias querem biscoitos veganos e precisam de tofu sedoso em vez de manteiga. Estamos desenvolvendo esses produtos e vendo como podemos implementá-los em nossa planta de produção e qual tecnologia precisamos. Este é o novo capítulo.

Autor:  Oriol Urrutia, Coeditor.

Fonte: Bioeco Actual

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico?

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.