
Desconhecimento e burocracia dificultam acesso a crédito para produção de orgânicos
Linhas de crédito específicas para a produção orgânica têm baixíssima adesão no Brasil; Estudo revela os motivos. Estudo da Universidade de Brasília e Embrapa Cerrados com 2.325 produtores mapeou motivos de baixo acesso a linhas de crédito do Pronaf para produção orgânica.

Acesso à produção orgânica ainda é desafio para agricultores familiares
Apesar de programas e assistências voltadas à produção orgânica e familiar, produtores enfrentam uma série de barreiras para colocar modelo em prática.

O que define um alimento como orgânico e como ele obtém essa certificação?
Cada vez mais brasileiros desejam consumir produtos livres de insumos tóxicos: mais de um terço já compra orgânicos regularmente. Respondendo à busca cada vez maior do consumidor por uma alimentação saudável e com menor impacto ambiental, os números dão uma amostra de como este mercado que, segundo o Organic Food Global Marketing Report 2024 deve alcançar globalmente 489,75 bilhões de dólares em 2028, apresenta uma curva acentuada de crescimento também no Brasil.

Orgânicos têm avanço, apesar das barreiras
Apesar das dificuldades, o setor prospecta espaço para crescimento. Em fevereiro de 2023, a Mantiqueira Brasil, maior produtora de ovos na América do Sul, comprou a Fazenda da Toca Orgânicos, marca líder no setor de ovos orgânicos, e a produção de grãos da Rizoma Agro, na maior operação de grãos orgânicos do país.

Praticidade sustentável: empresa paranaense é a primeira do estado do setor de alimentação a receber certificação do Selo B
Com investimento de R$ 2 milhões, a Vapza Alimentos reformulou sua estrutura para que iniciativas e soluções de mercado considerem impactos ESG desde o início. A certificação, feita pelo Sistema B Brasil, organização responsável pelo engajamento e promoção do Movimento B no país e na América Latina, avalia e reconhece aqueles que, além do êxito financeiro, visam o bem-estar da sociedade, colaboradores e do meio ambiente. Em outras palavras, o selo é um “atestado” de modelos de negócios mais transparentes, responsáveis e sustentáveis.

Tofu orgânico: alimentação vegana saudável
Jesús Bastante é um profissional convicto da alimentação e do mundo orgânico. Formado em filologia clássica, há 20 anos faz parte da Taifun , empresa líder na Europa na produção de tofu orgânico e produtos derivados. Natural de Ciudad Real, Jesús foi nomeado Diretor Geral em janeiro passado e faz parte da alma e da trajetória da empresa alemã. Taifun é conhecida por sua qualidade, origens e valores.

Produção de orgânicos bate recordes no Distrito Federal
A fruticultura orgânica, por exemplo, movimentou mais de R$ 17 milhões em 2023. Um salto em comparação com 2022, que teve um VBP em torno de R$ 11 milhões, e um ainda maior se comparado a 2021, que teve uma produção de cerca de R$ 6 milhões. Na floricultura orgânica também houve um aumento expressivo de produção. De 13.500 vasos produzidos em 2022 e um VPB em torno de R$ 172.000,00, foi para 31.965 vasos produzidos em 2023, com um VPB de mais de R$ 253.000,00.

Vinagre de maçã orgânico: toque especial em alimentos que ajudam a manter a forma
Além das saladas, o tão difundido shot matinal tem o vinagre de maçã entre os ingredientes principais. A depender das substâncias que entram na composição, a bebida contribui para dar mais energia e desintoxicar o organismo.

Estratégias agroecológicas garantem alimentos saudáveis e resistência às adversidades climáticas
Esse é o resultado de quase dez anos da transição agroecológica que vem sendo feita na propriedade, gleba por gleba. “Os sistemas agroecológicos aumentam a capacidade do solo de armazenar nutrientes, matéria orgânica e água e ainda aumentam a proliferação da fauna do solo. Por isso, eles desenvolvem resiliência – contra pragas, contra adversidades climáticas. O solo fértil aumenta a produtividade e gera ganho no ambiente como um todo”, explica a pesquisadora Cynthia Torres, da Embrapa Cerrados, responsável pelo projeto.

Quão difundidos estão os alimentos orgânicos na sociedade francesa?
A parcela orgânica do consumo alimentar das famílias francesas é de 6,1%. 12 mil milhões de euros é o valor do mercado biológico em França em 2022, que ainda representa uma queda de 4,6% em relação a 2021. No primeiro semestre de 2023, o mercado caiu 2,7% no total em comparação com o primeiro semestre. Este abrandamento da queda do valor das vendas continua a ocorrer num contexto inflacionista que desestabiliza todos os canais de distribuição.