Consumidor

Tendências de compras no varejo norteamericano.

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Rio, 28 de abril de 2023.
Whole Foods, varejista norteamericano. Imagem: CI Orgânicos.

Como os consumidores enfrentam temores de inflação e uma situação econômica muito mais desafiadora, as perspectivas de curto prazo para orgânicos permanecem incertas.

No entanto, o que está bastante claro é que a incapacidade contínua da indústria orgânica de transmitir sua proposta de valor aos compradores resultou em uma quantidade extraordinária de vendas perdidas.

Aqui está uma olhada nos dados.

O recém-lançado relatório de Tendências de Compras em Mercearias dos EUA para 2023, da FMI – The Food Industry Association e The Hartman Group, revela que, embora os compradores dos EUA continuem preocupados com o aumento dos preços dos alimentos, é menos provável que os consumidores reduzam o número de itens que compram.

Entre os compradores que estão preocupados com o aumento dos preços dos alimentos, apenas 32% dos compradores em fevereiro relataram comprar menos itens como estratégia para lidar com o aumento dos preços, abaixo dos 41% em outubro. Em vez disso, os compradores continuam procurando ofertas em vários canais – supermercados, grandes varejistas, lojas de clubes e online – para mitigar o impacto dos preços mais altos dos alimentos em seus orçamentos.

Outros pontos de observação:

Os Baby Boomers estão mais preocupados com o aumento dos preços dos alimentos do que qualquer outro grupo, com 80% demonstrando preocupação em fevereiro de 2023 contra 69% em outubro de 2022. 76% dos Millennials disseram estar preocupados, 5% a mais do que um ano atrás.

68% dos compradores relatam gastar mais em mantimentos do que há um ano; 7% dizem que gastam menos.

Famílias com crianças relataram o maior aumento nos gastos com compras ano a ano.

55% dos entrevistados estão preocupados com o aumento dos preços nos restaurantes, ante 50% em outubro.

Quando se trata de orgânicos, a situação na Europa pode prenunciar o que está por vir nos EUA e, se for esse o caso, há motivos reais para preocupação.

Na Dinamarca, as vendas de alimentos orgânicos em 2022 caíram 3%, uma queda pela primeira vez desde o início dos relatórios em 2003.
Mais uma vez, pela primeira vez, o mercado de alimentos orgânicos da Alemanha encolheu. De janeiro a outubro de 2022, as vendas de orgânicos caíram 4,1%, com volumes recuando 5,7%.
Na França, pelo segundo ano consecutivo, as vendas caíram em 2022 — uma contração de 6,3%.
De volta aos EUA, de acordo com o Relatório de Desempenho de Produtos Orgânicos do primeiro trimestre de 2023, as vendas de produtos orgânicos frescos cresceram menos de 1% nas vendas totais em dólares, com queda de volume de 3,4%.

O relatório 2023 U.S. Grocery Shopping Trends também teve dois itens notáveis ​​relacionados a produtos orgânicos.

1) Entre os 75% dos compradores que estão preocupados com o aumento dos preços dos alimentos, 13% não compram orgânicos. Esse número caiu de 18% em outubro de 2022, portanto, uma melhoria definitiva.

2) As reivindicações do produto que os compradores procuram ao comprar um produto alimentício:

24% — Sem ingredientes artificiais
22% — Sem conservantes
19% — Natural
13% — Orgânico certificado
12% — Não bioengenharia
9% — Sem glúten

De todos os dados, as estatísticas de reclamações de produtos são as mais perturbadoras.

Embora estejamos um tanto limitados em como podemos diminuir o impacto dos fatores macroeconômicos, há muito que a indústria orgânica pode fazer para educar os consumidores de que orgânico significa inerentemente “sem ingredientes artificiais” e “sem conservantes” e que o rótulo “natural” é muito inferior ao “orgânico certificado”. Isso porque o selo orgânico do USDA possui padrões, certificação e fiscalização de terceiros, enquanto o “natural” não possui nada disso.

Os compradores que buscam essas três alegações de produto são precisamente os indivíduos que as marcas orgânicas deveriam ter como alvo. Eles já estão buscando ativamente opções melhores para você, mas pode-se especular que a maioria deles não sabe que essas alegações de produtos não são verificadas independentemente, ao contrário do caso de “orgânico certificado”.

O que isso indica é que a indústria fez um péssimo trabalho ao comunicar aos consumidores o que significa orgânico. Até lá, continuaremos distribuindo centenas de milhões, senão bilhões, de dólares em vendas anuais para marcas convencionais. Um pensamento muito preocupante, especialmente em um momento em que o orgânico nunca foi tão importante para a saúde humana e ambiental.

Fonte: Organic Insider

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

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