Soja para fins de adubação verde e produção de grãos

O trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de treze cultivares de soja [Glycine max (L.) Merrill], submetidas a manejo orgânico, para fins de adubação verde e produção de grãos. As cultivares foram avaliadas sob delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições. A análise da variância dos resultados e as médias das variáveis estudadas foram comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05).
O pesquisador concluiu que a cultura da soja possui atributos desejáveis para cultivo como adubo verde no período de verão, mesmo em solos de baixa fertilidade, em sistemas de produção diversificados, manejados conforme os preceitos da agricultura orgânica. O estudo verificou que há cultivares de soja que acumulam precocemente elevadas quantidades de massa e nutrientes na parte aérea, entre elas: Piraputanga, Surubi, Piapara e Tuiuiú, sob as condições edafoclimáticas em que se desenvolveu o estudo. As cultivares Mandi, Tuiuiú, Taquari, BRE 93-1283 e Crixás apresentaram desempenho agronômico satisfatório, com bom rendimento de grãos, sendo promissoras para cultivos sob manejo orgânico na região.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 19/12/2012
Conteúdo completo disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/260/26012846003.pdf
PADOVAN, P. M. Desempenho de cultivares de soja para fins de adubação verde e produção de grãos em uma área sob transição a manejo orgânico no estado de mato grosso do sul. Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região Pantanal. Ensaios e Ciência, Vol. 11, Núm. 2. 2007.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.