Produtor de Orgânicos

Sistema Integrado de Monitoramento de Pragas no Mamoeiro – (SIMPMamão)

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 8 de janeiro de 2019.

Confira o Sistema Integrado de Monitoramento de Pragas – SIMPMamao da Embrapa Mandioca e Fruticultura, ferramenta de auxílio para monitoramento das pragas do mamoeiro que possibilita a visualização dos resultados em tempo real, evitando a necessidade de preenchimentos de planilhas em papel e os cálculos dos índices de controle pelo usuário, tornando o procedimento mais simples e ágil.

Como fazer o monitoramento

O mamoeiro pode ser afetado por diversas pragas, sendo esse um fator econômico importante na produção e exportação de frutos in natura. Dentre as pragas da parte aérea da planta destacam-se a Pinta-preta ou varíola e o ácaro-rajado.

O manejo dessas pragas por meio do controle químico tradicional baseia-se em práticas onerosas e potencialmente agressivas às plantas, ao meio ambiente, e à saúde humana e animal. Para reduzir a quantidade de agrotóxicos aplicados no controle destas pragas, desenvolveu-se a metodologia do Monitoramento de Pragas do Mamoeiro.

Procedimentos para monitoramento das pragas

O monitoramento deve ser feito semanalmente em talhões de até no máximo 10 hectares, usando-se uma amostragem de 20 plantas para talhões com menos de cinco hectares e 30 plantas para talhões com mais de cinco hectares.

As plantas da amostragem devem ser escolhidas ao acaso e bem distribuídas no talhão. Para visitar as plantas da amostragem o monitorador deve começar por uma planta próxima ao início da primeira linha, caminhar em diagonal até o outro extremo do talhão e voltar no sentido inverso como demonstrado na figura, evitando escolher plantas muitos próximas umas das outras como demonstrado na figura. A cada semana recomenda-se começar pelos diferentes lados do talhão.

Fonte: Embrapa Mandioca e Fruticultura

Clique na imagem abaixo e entenda mais sobre o sistema

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.