Produtor de Orgânicos

Raízs conecta produtores de orgânicos ao consumidor final com inteligência artificial

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Rio, 5 de maio de 2023.

A Raizs, foodtech de alimentos orgânicos e saudáveis, utiliza ferramentas de IA para conectar da  produção  ao consumidor. Toda a sua produção é proveniente do cultivo das famílias de pequenos agricultores, com uma curadoria que garante produtos 100% livres de agrotóxicos. Fundada em agosto de 2016, a Raízs nasceu com o propósito de conectar o pequeno agricultor de alimentos orgânicos ao consumidor final, criando um elo entre a cidade e o campo. Entre os serviços estão as cestas por assinatura disponíveis no site, tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos.

Fernando Osório, sócio da empresa, diz que a ideia é incrementar a renda do pequeno produtor, evitar o desperdício e oferecer produtos frescos para os clientes por meio de tecnologia. Ele explica que a Raizs utiliza o modelo B2B2C, e utiliza tecnologia que prevê o consumo do ciclo de produção, retiram do solo apenas o que for consumido no período, assim evitando  desperdícios.

Ponto de Venda ideal

De acordo com informações do último relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), intitulado “Índice de Desperdício de Alimentos”, cerca de 14% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos entre a colheita e o transporte por falta de tecnologias integrativas.

“Desenvolvemos um modelo que conecta direto o pequeno produtor ao consumidor final. Sem utilizar intermediários, o modelo foi criado para valorizar a agricultura familiar e proteger a margem do produtor. A tecnologia facilita a logística e o fluxo de produção, já que 100% do nosso estoque ou está na terra ou em trânsito, quase num modelo “just in time”.  O planejamento é totalmente baseado em tecnologia e no princípio de inteligência artificial, aplicado na hora de estabelecer a relação entre oferta e demanda”, diz Osório.

Para essa logística funcionar, a empresa nunca pode receber um volume grande de mercadorias altamente perecíveis. Com ferramenta própria, a Raízs, combina conhecimento e inteligência artificial com base nos pedidos recebidos, nas médias diárias e na sazonalidade de cada um dos itens. Os pequenos produtores integram essa base de dados, de maneira que tanto o plantio quanto a colheita são feitos de forma sincronizada com o consumo do clientes.

Atualmente, a startup conecta mais de 900 famílias de pequenos produtores concentrados no Paraná, São Paulo, Bahia e Minas Gerais, todos certificados como agricultores orgânicos. Os produtos são distribuídos conforme o código de endereçamento postal. A inovação da empresa também possibilita um controle maior no envio das cestas de assinaturas. A Raízs consegue checar restrições, frequências e preferências para fazer substituições de produtos personalizadas de acordo com essas informações.

A IA também está sendo utilizado para identificar o ponto de venda ideal, um dos desafios do setor de varejo. Para superar esse desafios, as empresas de varejo têm lançado mão de ferramentas de inteligência de dados e geomarketing. Elas permitem um melhor entendimento geográfico e comportamental dos clientes, fornecem dados importantes sobre a escolha do ponto de venda ideal, levando em consideração diversas variáveis, e revelam até mesmo o potencial de consumo das pessoas que moram ou passam por determinada região.

Com essas informações em mãos, as empresas podem tomar decisões mais estratégicas e eficientes, o que resulta em uma expansão mais bem-sucedida do negócio. “A partir de informações como dados sociodemográficos, de mercado e consumo, o geomarketing correlaciona informações que permitem um entendimento mais complexo e detalhado sobre clientes e o perfil de cada região e, mais importante ainda, faz com que a empresa descubra quais são as áreas mais estratégicas para seu negócio”, diz Pedro Abdo, gerente de Advisors da Geofusion, hub de soluções para inteligência geográfica de mercado.

“Não se trata apenas do investimento da empresa na abertura de um empreendimento, mas também envolve a imagem da marca, impacto nos funcionários e na comunidade local. As ferramentas da Geofusion já contribuíram para o crescimento estratégico de empresas de diferentes segmentos do varejo”, conclui Abdo, em mais um exemplo de como a IA pode fortalecer o varejo brasileiro.

Fonte: Tele Síntese

SAIBA MAIS:

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Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

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