Produtor de Orgânicos

Produção orgânica da cana-de-açúcar, açúcar mascavo, melaço e rapadura

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 1 de outubro de 2012.
Foto: divulgação

Desenvolver um Sistema de Produção Orgânico para a agricultura familiar a partir do conceito de multifuncionalidade da agricultura é o objetivo deste trabalho . Tal conceito amplia as funções sociais do setor agrícola, que deixa de ser entendido apenas como produtor de alimentos ou matéria-prima, e passa a oferecer novos bens mercantis graças à diversificação das atividades nas unidades produtivas.

A experiência, realizada no CCA/UFSCar, contemplou três diferentes variedades de cana-de-açúcar intercalada com as culturas de feijão, girassol e pepino caipira. O estudo também considerou a produção agroindustrial artesanal de açúcar mascavo, rapadura, melaço e óleo de girassol.

Concluiu-se que o desempenho da cana-de-açúcar no sistema orgânico para as variedades estudadas pode ser considerado excelente e que o processamento de açúcar mascavo, rapadura e melaço pode perfeitamente ser desenvolvido pelo pequeno produtor. Confirma, assim, o papel da multifuncionalidade no desenvolvimento rural e suas relações com a segurança alimentar.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim Acessado em: 18/09/2012

Fonte: Emater.tche.br

MARGARIDO, L. A. C. ; RUAS, D. G.G. , LAVORENTI, N. A. , MATSUOKA, S., BESKOW, P. R , STOLF, R. Produção orgânica da cana-de-açúcar, açúcar mascavo, melaço e rapadura: uma experiência. EMATER. Extensão Rural e Desenvolvimento Sustentável. Porto Alegre, v.1 n.4, nov/dez 2005.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.