Produtor de Orgânicos

Orgânicos têm avanço, apesar das barreiras

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Rio, 31 de julho de 2024.

Apesar das dificuldades, o setor prospecta espaço para crescimento. Em fevereiro de 2023, a Mantiqueira Brasil, maior produtora de ovos na América do Sul, comprou a Fazenda da Toca Orgânicos, marca líder no setor de ovos orgânicos, e a produção de grãos da Rizoma Agro, na maior operação de grãos orgânicos do país.

O mercado de produtos orgânicos e sustentáveis vem ganhando musculatura no Brasil, com a crescente preocupação com o meio ambiente e o maior interesse da população por uma alimentação mais saudável. São mais de 25.400 registros no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, que movimentaram R$ 6.9 bilhões (US$ 1.33 bilhão) em 2022. Em 2010, eram 5.106 os produtores cadastrados. Apesar desse aumento, o setor ainda apresenta significativo espaço para se desenvolver, principalmente em relação aos grandes produtores, uma vez que o mercado global é hoje de US$ 97 bilhões, segundo dados da Federação Internacional de Movimentos da Agricultura Orgânica.
A demanda segue o aumento de consumidores. Segundo o levantamento Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023, realizado pelo Instituto Organis – Associação de Promoção dos Orgânicos, a cada 1.000 brasileiros, 360 (36%) afirmaram ser consumidores de produtos orgânicos. A pesquisa também indicou aumento, nos últimos dois anos, de 16% no consumo desse tipo de alimento no País.

Nem todos os grandes produtores de orgânicos do Brasil, porém, estão otimistas em relação à expansão do mercado. “Não sei de onde brotam notícias de que o consumo de orgânicos aumenta 40% ao ano no Brasil. Estamos presentes em todos os Estados da Federação com nossos produtos e só o que vemos é uma enorme dificuldade das marcas de orgânicos em se manter no mercado”, disse Leontino Balbo Jr., Diretor Agrícola e Vice-Presidente-Executivo da Native, líder mundial na produção e comercialização de açúcar e álcool orgânicos. O executivo também indica a falta de padronização nas inspeções voltadas à certificação, o que, segundo ele, gera incertezas sobre a autenticidade do produto orgânico.

Produto orgânico, segundo a Lei nº 10.831/2003, é aquele oriundo de um sistema de produção agropecuária em que há otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis, empregando métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos, eliminação do uso de organismos geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição e comercialização. A lei também inclui a proteção do meio ambiente. Para a comercialização, os produtos orgânicos precisam ser certificados por organismos credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

Em entrevista ao Valor, o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, afirmou que o governo está aberto “para discutir o tema de padronização da certificação dos orgânicos no País”. Teixeira, que apresentou detalhes do Plano Safra 2024/2025 no dia 3 de julho, discorreu sobre as novas iniciativas governamentais no setor. “Estamos lançando junto ao BNDES o Programa Ecoforte, com investimentos de R$ 100 milhões para as redes de produção de orgânicos”, disse ele sobre o projeto recém-retomado que envolve cooperativas e organizações socioprodutivas e econômicas de agroecologia, extrativismo e produção orgânica.

Maior produtor de arroz orgânico no Brasil, com 16.000 toneladas oriundas das áreas de assentamentos no Rio Grande do Sul, principalmente, e também do Paraná e Maranhão, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também enfrenta desafios. Segundo Giselda Coelho, da direção nacional do setor de produção do MST, o movimento está realizando experiências para conter a disseminação de rastros de agrotóxicos. “Estamos com um projeto junto aos municípios do Sul para que não haja pulverização com agrotóxicos. Temos ido de município em município para falar sobre o assunto”, disse ela sobre o programa de execução de barreiras de áreas para a proteção dos grãos orgânicos.

Um dos problemas enfrentados pelos produtores é a pulverização das plantações convencionais, com o vento e a água do solo espalhando agrotóxicos pelas áreas vizinhas. As enchentes que devastaram as plantações no Sul também impactaram as plantações do MST. Da área de 2.800 hectares de arroz agroecológico plantado neste ano, 755 hectares foram perdidos, o que representa cerca de 27% do total da produção.

Apesar das dificuldades, o setor prospecta espaço para crescimento. Em fevereiro de 2023, a Mantiqueira Brasil, maior produtora de ovos na América do Sul, comprou a Fazenda da Toca Orgânicos, marca líder no setor de ovos orgânicos, e a produção de grãos da Rizoma Agro, na maior operação de grãos orgânicos do país. Desde a aquisição da marca, o número de aves que produzem ovos aumentou 33%. Ao longo desse primeiro ano, a Mantiqueira Brasil implementou alguns modelos de gestão na estrutura da Toca, revendo processos, desde a alimentação das galinhas até as práticas de bem-estar animal, o que gerou aumento de 48% na produtividade do último ano.

Em toda a cadeia de processos e suprimentos, a agricultura orgânica, feita de forma correta, adota sistemas que minimizem os impactos negativos na natureza e nos produtos, gerando maior sustentabilidade ao ecossistema. As galinhas livres produtoras de ovos orgânicos, por exemplo, são alimentadas por comida orgânica e, claro, esse fator impacta no preço final dos produtos. As galinhas também devem ser livres de antibióticos.

Segundo pesquisa de mercado realizada pela Mantiqueira Brasil neste ano, para avaliar o entendimento do consumidor em relação às galinhas criadas livres, 72% dos entrevistados responderam se importar com as condições de criação das aves e 82% acreditam que animais livres produzem ovos de melhor qualidade.

Como estratégia para reduzir custo, Murilo Pinto, Diretor Comercial da Mantiqueira Brasil, endossa a fala de outros grandes produtores. “Para se tornar mais viável, acho importante ter uma produção em que se agreguem outras linhas de produtos, permitindo diluir as despesas, o que se reflete na ponta. Um pouco de escala e mais oferta também ajudam. Mas, invariavelmente, os orgânicos vão ter um custo mais alto do que os ovos comuns”, disse ele.

Além do preço, o Diretor Comercial da Mantiqueira Brasil indica a falta de acesso dos orgânicos ao grande público como uma barreira. “Existe uma estimativa de que o orgânico represente cerca de 5% do consumo de ovos, e no Brasil isso não chega a 1%. Na Mantiqueira, fizemos um esforço e chegamos a 5%.”

Fonte: Valor

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Manual Como produzir tomate orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

 

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