O mercado orgânico italiano: dados, tendências e preferências dos consumidores
A Nomisma apresenta na BIOFACH 2024 os resultados do estudo de mercado realizado no âmbito do projeto Being Organic in Eu , gerido pela FederBio em parceria com a Naturland DE e cofinanciado pela UE ao abrigo do EU Reg. n.1144/2014. O inquérito mostra que o setor orgânico mantém um papel fundamental na cadeia de abastecimento agroalimentar com um mercado interno (consumo doméstico e consumo fora de casa) de quase 5,4 mil milhões de euros e as exportações de produtos biológicos Made in Italy atingindo 3,6 mil milhões .
Italianos prestando cada vez mais atenção às escolhas alimentares sustentáveis
Em Itália, a inflação tem vindo a abrandar gradualmente : em 2023, os preços subiram 5,7%, abaixo dos 8,1% em 2022, mas ainda tendo um impacto significativo nas famílias italianas (o custo adicional da carga inflacionária para uma família com dois filhos foi de pelo menos 1.600 euros , dos quais mais de 700€ relativos a alimentação). Apesar da desaceleração do crescimento dos preços, esta situação levou os consumidores italianos a adoptar estratégias para proteger o poder de compra.
Neste contexto, 9 em cada 10 italianos adoptaram estratégias para lidar com o aumento dos custos dos alimentos : especificamente, 71% deixaram de comprar produtos supérfluos, 64% fizeram as suas compras olhando principalmente para ofertas especiais, enquanto 6 em cada 10 italianos compraram produtos de marca própria. produtos. Apesar das dificuldades que caracterizaram o ano passado, em 2024 as intenções dos italianos de gastar mais no consumo alimentar das famílias parecem estar a melhorar : a percentagem daqueles que pretendem aumentar a quantidade consumida (16% do total) excede de facto a daqueles que pretendem reduzir o consumo (11%), considerando que a mesma diferença foi de -1 ponto percentual no monitoramento realizado em agosto de 2023.
As opções de compras de alimentos italianos em 2024 não devem apenas ser acessíveis , mas também garantir certos requisitos básicos: serem saudáveis, tradicionais, ecológicos, fáceis de usar e essenciais . Outro sinal de que está em curso uma reviravolta no carrinho de compras italiano é o facto de as frutas e legumes, depois de algumas quedas registadas no Verão, estarem agora entre os produtos com maiores aumentos nas vendas.
Neste cenário complexo, a atenção à sustentabilidade e ao meio ambiente tornou-se um determinante-chave dos comportamentos de compra. A este respeito, 1 em cada 2 italianos afirmou que tem adoptado com mais frequência escolhas de consumo sustentáveis nos últimos 5 anos.
Estes hábitos refletem um maior compromisso com a redução do impacto climático das nossas ações, incluindo colocar itens no carrinho de compras: de facto, 2 em cada 3 italianos afirmaram que prestam mais atenção à compra de produtos alimentares e bebidas com características de sustentabilidade .
Tamanho do mercado orgânico italiano
Superfícies cultivadas e operadores orgânicos
Com mais de 2 milhões de hectares cultivados, a Itália é líder no setor orgânico: tem a maior percentagem de terras orgânicas da área total cultivada – 19% em comparação com 11% na Alemanha e Espanha, e 10% em França, e detém a liderança na UE em número de operadores orgânicos.
Tamanho do mercado orgânico italiano
Em 2023, as vendas de alimentos orgânico no mercado interno (consumo doméstico e consumo fora de casa) atingiram quase 5,4 mil milhões de euros . O consumo fora de casa também impulsionou o crescimento do mercado em 2023, com um aumento de +18% face a 2022 e um valor de quase 1,3 mil milhões de euros. Depois da ligeira queda do ano passado, o consumo em casa registou um aumento positivo de +5%.
Face a 2022, as vendas através do canal de retalho especializado voltaram a crescer, aumentando +4,5%, enquanto as vendas através do grande retalho aumentaram em valor 5% e os outros canais aumentaram 6% (incluindo vendas diretas realizadas em mercados e quintas, grupos de compras solidárias, farmácias, parafarmácias e lojas de ervas…).
O impacto da distribuição moderna no mercado consumidor italiano
A Distribuição Moderna confirma-se como o principal canal de compra dos consumidores italianos: em 2023, as compras de alimentos orgânicos na distribuição moderna ascenderam a 2,1 mil milhões de euros (perímetro omnicanal, fonte: Nielsen IQ). A distribuição moderna continua a ser o principal canal de compra de alimentos biológicos pelos italianos, tanto em termos do seu papel em comparação com outros canais de compra ( representando 58% do total das vendas relacionadas com o consumo das famílias italianas ) como em termos de seleção de produtos (as marcas próprias representam agora 47,5 % do valor das vendas realizadas pela distribuição moderna).
No Retalho de Supermercados, em 2023, o canal Hipermercados + Supermercados representou cerca de 1,5 mil milhões de euros em vendas de produtos biológicos (perímetro: produtos embalados de peso fixo; fonte: Nielsen), um aumento desde 2022.
Se olharmos para os produtos biológicos mais vendidos, encontramos os ovos (+9,7%), as bolachas (+4,4%) e as pastas e ams à base de fruta (+6,2%). Entre outros produtos que registaram aumento no valor das vendas estão as frutas em conserva que cresceram +33,6% e a banana +25,5%.
Exportações de produtos orgânicos italianos
A balança comercial dos produtos orgânicos italianos é positiva, com as exportações atingindo 3,6 mil milhões de euros em 2023, marcando um crescimento de +8% , em linha com a tendência das exportações agroalimentares como um todo. Os produtos agroalimentares representam a maior parte das exportações biológicas (81% do total), enquanto o vinho representa os restantes 19% (uma percentagem maior do que as exportações agroalimentares italianas em geral). Esses dados foram obtidos a partir de uma pesquisa direta com empresas – entrevistadas por Nomisma para a Agência ICE e FederBio no âmbito do projeto ITA.BIO – única ferramenta disponível para estimar esta importante parte do mercado devido à falta de códigos aduaneiros que forneçam uma identificação precisa e constante dos fluxos comerciais de produtos orgânicos italianos nos mercados internacionais.
Produtos orgânicos: características buscadas pelos italianos
Em 2023, de acordo com o último inquérito ao consumidor, realizado pela Nomisma, 90% da população com 18 e 65 anos afirmou ter adquirido conscientemente pelo menos um produto alimentar biológico no último ano. Na verdade, este é um indicador importante da base de consumidores de produtos orgânicos e do elevado nível de interesse.
A composição do carrinho de compras está a tornar-se cada vez mais complexa, refletindo a adoção de diferentes estilos alimentares: 86% dos compradores conscientes indicam que optam por produtos 100% vegetais, 55% compram produtos “free from” (64% lactose- livre, 45% sem glúten), enquanto um em cada três italianos comprou produtos “ricos em proteínas”.
O interesse por outras características dos produtos determinou a orientação dos produtores de produtos orgânicos, que até hoje concentram grande parte da sua oferta no grande varejo em produtos de origem italiana (34,5% das referências na categoria orgânica) e “ricos em ”(23,5% com participações maiores relacionadas a produtos ricos em fibras 14,2%, ou grãos integrais 7,8%, do que proteínas – 5,3% que continua sendo a área de maior desenvolvimento de produtos convencionais).
Além disso, o orgânico ainda é a primeira escolha para a maioria dos compradores (58%), especialmente para algumas categorias como frutas e vegetais frescos, ovos (12%) e azeite virgem extra.
Mas quais são as principais motivações para os consumidores italianos comprarem produtos biológicos? Em primeiro lugar, 27% dos consumidores italianos consideram os produtos biológicos mais seguros para a saúde do que a opção convencional, mas também porque são sustentáveis (23% consideram-nos mais ecológicos). amigáveis, 10% consideram-nos mais amigos do bem-estar animal e outros 10% referem-se à sustentabilidade social e pretendem apoiar os pequenos produtores).
A importância do conhecimento e o papel da educação
O monitoramento conduzido pela Nomisma destaca claramente algumas áreas-chave de trabalho que precisam ser feitas para a categoria, consistentes com os objetivos de sustentabilidade da Agenda 2030 – com particular referência ao Objetivo 12.8, que visa, até 2030, capacitar todas as pessoas, em todo o mundo , para aceder a informação relevante e adquirir a consciência correta do desenvolvimento sustentável e de um estilo de vida em harmonia com a natureza.
Nesta lógica, a necessidade de melhorar o conhecimento do consumidor foi expressa diretamente pelos consumidores: no inquérito Nomisma, 28% acreditam que não têm informação suficiente para avaliar as características dos produtos biológicos, e outros 57%, apesar de terem um bom conhecimento do produto, ainda assim gostaria de ter mais informações.
A necessidade de mais informações sobre as características dos produtos biológicos e as garantias subjacentes à certificação abrange muitos aspectos. Em primeiro lugar, os consumidores necessitam de mais informação para compreender as diferenças entre produtos biológicos e convencionais (85% dos inquiridos), o perfil de sustentabilidade associado ao método de produção biológico (72%) e as vantagens concretas do método biológico para o ambiente ( 75%).
Neste sentido, a maioria dos consumidores que tiveram a oportunidade de participar em iniciativas nos pontos de venda consideraram que as atividades de informação e comunicação foram úteis para conhecer melhor as características e garantias oferecidas pelas marcas biológicas. Em particular, 98% dos italianos consideraram a iniciativa útil para compreender melhor as diferenças entre produtos biológicos e convencionais, enquanto 88% conseguiram compreender as garantias oferecidas pela marca.
SER ORGÂNICO na UE: Escolha a Folha Orgânica Europeia para um mundo melhor
O projeto ‘BEING ORGANIC in EU’ é uma campanha de promoção proposta pela FederBio em colaboração com a Naturland e co-financiada pela União Europeia de acordo com o regulamento da UE n.1144/2014. Prevê um conjunto articulado de ações com o objetivo de melhorar o conhecimento, o prestígio e o consumo de produtos biológicos junto dos dois países-alvo: Itália e Alemanha.
‘BEING ORGANIC in EU’ visa contribuir para um sistema agroalimentar sustentável em apoio ao “Acordo Verde Europeu” e às estratégias “Farm to Fork” e “Biodiversidade 2030” para promover um ambiente ético, saudável, climático e ecologicamente resiliente sistema alimentar e realçar as características virtuosas da agricultura biológica europeia, tanto em termos de qualidade do produto como de sustentabilidade, desde a produção primária até ao consumidor. Por estas razões, as iniciativas implementadas pelo projeto estão totalmente alinhadas com os objetivos do ‘Acordo Verde Europeu’ e as suas estratégias e funcionais para a realização do ‘Plano de Ação Europeu para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica‘.
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Fonte: Bio Eco Actual, jornal orgânico internacional
Clique na imagem abaixo e confira na integra O relatório do mercado orgânico italiano:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o manual Como produzir milho orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Agricultura orgânica Europa, BIOFACH 2024, cultivares italiano, Mercado orgânico europeu, Mercado orgânico Italiano.
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