Gestão da qualidade, cadeia de alimentos orgânicos
O trabalho trata da gestão da qualidade na produção de alimentos orgânicos processados por meio do desenvolvimento de um modelo estruturado em três elementos de gestão, baseado nas cinco abordagens de Garvin para qualidade e em três elos da cadeia de produção de alimentos orgânicos processados. O modelo objetivou a melhoria da qualidade da produção dos alimentos orgânicos processados, alinhando o processo produtivo ao consumidor. Para fundamentar o desenvolvimento do modelo, um levantamento bibliográfico selecionou conceitos básicos de 465 artigos. O esboço metodológico envolveu pesquisa teórica e empírica, com abordagem qualitativa e quantitativa. O suporte prático compreendeu estudos de casos de empresas que produzem e comercializam estes alimentos, bem como um levantamento tipo survey com consumidores destes produtos.
A conclusão é que as abordagens de Garvin baseadas no usuário e no processo produtivo são adequadas à produção de alimentos orgânicos processados, enquanto a primeira é adequada somente ao consumidor.
Gestão de Qualidade na Cadeia dos Alimentos – Abordagem Garvin
ANACLETO, C.A. Modelo de gestão da qualidade para a cadeia de produção de alimentos orgânicos: alinhamento do processo ao consumidor. UFSC, Florianópolis, 2011.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.