Produtor de Orgânicos

Estrutura produtiva e adequação ao sistema de produção orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 20 de junho de 2013.
foto: CI Orgânicos

Realizada na região de Bauru (SP), por iniciativa do SEBRAE-SP, a pesquisa teve o objetivo de apoiar e orientar agricultores na adoção do sistema orgânico de produção. O grupo incluía agricultores convencionais e produtores em diversos estágios de transição para o sistema orgânico. Os dois objetivos principais do estudo foram: 1) Identificar os problemas “sentidos” e “não sentidos” com base em experiências já existentes, através da história da agricultura orgânica no Estado de São Paulo, pela elaboração de um diagnóstico da situação vivida pelo grupo de produtores; 2) Apresentar um conjunto de recomendações a serem seguidas para a correta adoção do sistema, com o objetivo de tornar o grupo apto para a certificação. Os resultados evidenciaram a persistência de práticas que impeditivas ou restritivas (não conformidade) para a certificação, que precisavam ser corrigidas e/ou revistas.

Com base nos resultados, foram feitas recomendações como: análises periódicas da água utilizada; adoção de barreiras naturais ou quebra-ventos; eliminação da prática de queima do lixo; rotação de culturas; eliminação de monocultura; certificação dos produtos; e, posteriormente, a produção dos insumos no próprio estabelecimento e a utilização de práticas naturais e/ou permitidas no controle de pragas e doenças. As recomendações foram implementadas e resultados práticos positivos atingidos.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 12/06/2013

Conteúdo completo disponível em:
http://www.iea.sp.gov.br/OUT/publicacoes/pdf/tec2-1103.pdf

DULLEY, R.D.; SILVA, V. ANDRADE, J.P.S. Estrutura produtiva e adequação ao sistema de produção orgânico. FAPESP, São Paulo, 2003.

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.