Produtor de Orgânicos

Estratégia competitiva para empresas produtoras de hortículas orgânicas

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Rio, 22 de maio de 2012.

 

O presente trabalho apresenta os resultados de uma análise de estratégias adotadas pelo Sítio Vertentes (estratégia competitiva da diferenciação e estratégia tática e operacional), como fatores de competitividade para o setor de hortaliças. O objetivo é mostrar como uma empresa agrícola tradicional (adepta do plantio convencional) localizada no agreste pernambucano pode obter vantagem competitiva adotando a diferenciação de seu produto (produção orgânica) como estratégia.

O cliente atacadista do Sítio Vertentes escolhido para estudo foi o Bompreço, líder consolidado na região Nordeste e interligado a grande rede mundial da Wal-Mart. A rede de supermercados Bompreço conta com um Centro de Distribuição (CD), que favorece a eficiência nos processos de compra, classificação, controle de qualidade e distribuição da grande maioria dos produtos comercializados nas lojas.

Para tal estudo foi abordado o conceito de estratégia e ambiente concorrencial, segundo a força dos fornecedores, produtos substitutos, compradores, entrantes potenciais e rivalidade dos concorrentes. A estratégia adotada pela empresa foi considerada viável, e os principais gargalos da cadeia produtiva do setor apontados pelo texto foram: dependência de um único cliente (Bompreço) e riscos de queda do poder aquisitivo dos consumidores.

CI Orgânicos, Vanessa Werneck
Acessado em: 21/12/2011

 

Conteúdo completo disponível em: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rege/v13n2/v13n2a6.pdf

Dantas, C.L.F.; Filho, R.A.M. Estratégia competitiva para empresas produtoras de hortículas no sistema orgânico. Revista de gestão, USP, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 67-77, 2006.

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