Produtor de Orgânicos

Ensacamento de frutos; viabilização de produção orgânica da goiabeira serrana

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 8 de outubro de 2012.

O estudo avaliou diferentes ensacamentos dos frutos da goiabeira-serrana, visando minimizar os danos causados por insetos-praga. Nos primeiros pomares comerciais instalados no sul do Brasil, a goiabeira-serrana apresentou dificuldades para produzir frutos, principalmente devido aos danos causados por insetos-praga, como o gorgulho Conotrachelus psidii. O trabalho avaliou o manejo da praga a partir do uso de cinco sacos tratamento: TNT, papel branco, papel pardo, saco microperfurado e a testemunha (fruto descoberto). A análise considerou o diâmetro e número de furos por fruto, a aparência e integridade dos frutos, e a observação interna.

O resultado mostrou que os sacos microperfurados apresentaram frutos de melhor aparência, embora não tenham sido eficazes na exclusão do gorgulho. Os sacos de papel branco foram os mais eficazes na exclusão do gorgulho, porém, não permitem trocas com o ambiente e os frutos apresentam desenvolvimento anormal.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim Acessado em: 18/09/2012

Conteúdo completo disponível em: http://www.aba-agroecologia.org.br/ojs2/index.php/cad/article/view/11279/7804

SANTOS, H. A.; ARANTES; BOHNEBERGER, A. L.; BOFF, P. Ensacamento de frutos; viabilização de produção orgânica da goiabeira serrana. Resumos do VII Congresso Brasileiro de Agroecologia – Fortaleza/CE – 12 a16/12/2011. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 – Vol 6, No. 2, Dez 2011.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.