Produtor de Orgânicos

Crescimento, produtividade e qualidade de rabanete

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 12 de julho de 2013.
foto: CI Orgânicos

A pesquisa avaliou o efeito da aplicação de doses de húmus de minhoca e de esterco bovino no crescimento de rabanete (Raphanus sativus L.), cultivar “Crimson Giant”. Nove dias após a semeadura direta foi feito o desbaste para adequar ao espaçamento de 0,20 x 0,08 m. Utilizou-se delineamento de blocos ao acaso, com sete tratamentos (15; 30 e 45 t ha-1 de húmus de minhoca e esterco bovino curtido, além do controle, sem adição de fertilizante), em três repetições. As doses e fontes de adubos orgânicos aplicados pouco influenciaram no crescimento e nas produtividades total e comercial de raízes.

O húmus de minhoca apresentou a menor porcentagem de raízes rachadas e isoporizadas nas doses de 9,2 e 20,4 t/ha, respectivamente. A dose de esterco bovino, de 21,3 t/ha promoveu a maior porcentagem de raízes rachadas e a de 45 t/ha proporcionou redução em relação à de 15 t/ha.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 02/07/2013


Conteúdo completo disponível em:
www.scielo.br/pdf/hb/v24n1/a24v24n1.pdf

COSTA,C.C.; OLIVEIRA, C.D.; SILVA, C.J.; TIMOSSI, P.C.; LEITE, I.C. Crescimento, produtividade e qualidade de raízes de rabanete cultivadas sob diferentes fontes e doses de adubos orgânicos. UNESP, Brasilia, 2006.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.