Produtor de Orgânicos

Conheça o Guia Prático de Plantas de Cobertura da ESALQ

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 12 de abril de 2022.

Plantas de cobertura têm sido utilizadas como alternativa de diversificação de sistemas de cultivos anuais, semiperenes e perenes nas diferentes regiões do Brasil. Diante da diversidade de condições edafoclimáticas e de manejo adotados de sul a norte do país, há uma ampla variedade de opções de plantas de cobertura que podem ser cultivadas nas diferentes épocas do ano agrícola. Além disso, estas plantas podem ser cultivadas tanto solteiras (uma única espécie) como em consórcios ou mixes (duas ou mais espécies).

Neste contexto, surgem diversos questionamentos, como por exemplo: Quais são as melhores opções de plantas de cobertura para cultivo em subtropical e tropical do Brasil? Qual a recomendação técnica (época de semeadura, quantidade de sementes, ciclo e produção de biomassa) para cultivo dessas plantas de cobertura? Quais as principais implicações do uso de plantas de cobertura na saúde do solo (envolvendo aspectos químicos, físico e biológicos)? Assim, estimulados por dúvidas práticas como estas, surgiu a ideia de elaborar este livro, intitulado de “Guia Prático de Plantas de Cobertura: Aspectos fitotécnicos e impactos sobre a saúde do solo”.

Embora exista uma literatura bastante densa sobre plantas de cobertura no Brasil, composta por livros, circulares técnicas e também muitos artigos científicos, percebemos a falta um material para uso técnico e prático que reunisse informações, de forma simples e resumidas, sobre as principais plantas de cobertura cultivadas no Brasil. Desta forma, elaboramos esse livro com o objetivo fornecer (pelo menos em partes), informações fitotécnicas, de uso e de manejo de 51 espécies de plantas de cobertura cultivadas no país. O livro está subdividido em três seções.

A primeira seção destina-se a uma breve apresentação dos principais benefícios de introdução de plantas de cobertura no sistema de produção. O objetivo central foi demonstrar a multifuncionalidade das plantas de cobertura, compreendendo desde a proteção física da superfície do solo conferida pela planta viva ou palhada até o aporte de carbono, ciclagem de nutrientes, promoção de biodiversidade e melhoria da estrutura do solo que beneficia os fluxos de ar e água e o crescimento radicular das plantas em sucessão. A segunda e terceira seção do livro são dedicadas à apresentação das plantas de cobertura cultivadas no período de primavera/verão e outono/inverno, respectivamente.

Para cada planta ou consórcios, apresentamos de forma resumida as principais características fitotécnicas, indicações e limitações de uso e seus impactos na saúde do solo. Temos ciência, que as recomendações de uso e manejo das plantas de cobertura são dinâmicas e devem ser ajustadas de acordo com as condições de manejo adotadas em cada local e do nível tecnológico de cada produtor. Todavia, não temos a pretensão de que esse livro esgote esse assunto, mas sim, seja um guia prático para que se tenha um ponto de partida quando se deseja conhecer e introduzir plantas de cobertura no sistema de produção.

Este livro é uma contribuição exclusiva do grupo de pesquisa em Manejo e Qualidade do Solo (Soil Health & Management Research Group – SOHMA) da ESALQ/USP.

Esperamos que este material seja uma fonte de informações útil à formação de profissionais na área das Ciências Agrárias, e sobretudo, que ajude a popularizar e expandir o uso de plantas de cobertura nas diferentes regiões de produção agrícola do Brasil. O uso de plantas de cobertura é um dos pilares mais importantes para tornar a agricultura brasileira mais produtiva, resiliente e sustentável.

Clique na imagem abaixo e confira publicação na íntegra:

Fonte: ESALQ – Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”

Tags: , .

Compartilhe:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.