Como os varejistas especializados estão agregando valor para prosperar em tempos desafiadores
Varejistas especialistas em produtos naturais e orgânicos estão encontrando maneiras cada vez mais criativas de criar valor agregado, ajudando a desenvolver uma base de clientes leais e informados. “Os dias em que você podia simplesmente abrir as portas da sua loja e pensar que isso o tornava um varejista já se foram há muito tempo. Hoje, o varejo é sobre experiência, é sobre teatro, educação e performance.”
Essa é a visão da proprietária de uma loja de produtos naturais do Reino Unido, Cheryl Thallon. Além de uma experiente proprietária de um negócio de varejo, Thallon também é fundadora da marca de suplementos éticos Viridian e ex-jornalista que cobre o setor natural e orgânico. Essa experiência excepcionalmente ampla lhe dá uma perspectiva quase única sobre o cenário de varejo especializado em saúde do país e a tornou uma poderosa defensora do varejo comunitário.
Thallon diz que uma das características mais marcantes do cenário de varejo natural e orgânico do Reino Unido é a força do canal independente. Existem cerca de 1.000 “Indies”, a maioria em propriedade de loja única, muitas vezes de propriedade familiar (nos EUA, são conhecidas como lojas “mom and pop”). Há 20 anos, essas lojas eram os únicos lugares onde os compradores podiam encontrar alimentos orgânicos, de comércio justo, vegetarianos e livres de forma confiável. Agora, todas essas categorias migraram para os supermercados, onde geralmente são vendidas a preços mais baixos. Portanto, é em parte por necessidade comercial que os independentes inovaram tão efetivamente para se diferenciar dos grandes supermercados e agregar valor à sua oferta.
Reimaginando o varejo
Cheryl Thallon diz que lojas especializadas em saúde e alimentos naturais estão tendo que se reinventar para permanecerem relevantes, à medida que os hábitos de compra mudam drasticamente. “Você tem que experimentar coisas diferentes e ver o que funciona na sua localização. Eu acredito muito em incorporar minha loja, Sheaf Street Health Store, na comunidade e cidade que atendemos.”
Até mesmo lojas pequenas agora têm uma área de café, oferecendo bebidas quentes e frias, almoços e comidas saudáveis para viagem. Salas não utilizadas são frequentemente usadas como clínicas, que são alugadas para terapeutas locais. Além de gerar renda adicional, os terapeutas geralmente encaminham seus clientes de volta à loja com recomendações de produtos, criando um relacionamento simbiótico perfeito. Degustações na loja, demonstrações de culinária e palestras educacionais ajudam a criar um teatro de varejo e atrair novos clientes. Baias e móveis móveis significam que um espaço para eventos pode ser criado mesmo em uma loja relativamente pequena.
Espaços multiusos
Um porta-voz da associação comercial varejista Health Stores UK disse à Bio Eco Actual: “Os varejistas especializados em produtos naturais estão se tornando cada vez mais locais multiuso. Embora as vendas de produtos na loja continuem sendo a principal função e fonte de renda, os donos de lojas querem extrair o máximo valor das instalações que possuem ou alugam.
“Nossos membros estão fazendo coisas incrivelmente criativas. Muitas de nossas lojas agora organizam eventos noturnos. Uma organizou recentemente um desfile de moda Fairtrade e outra tem uma ‘noite de clube’ regular, com o proprietário atuando como DJ residente! Outras lojas colaboraram com varejistas vizinhos para incentivar uma polinização cruzada de clientes. E como uma associação, realizamos discussões on-line mensais onde os membros compartilham experiências sobre eventos que organizaram e dicas práticas sobre como torná-los bem-sucedidos. Crucialmente, esses eventos e iniciativas podem levar a um aumento significativo nas vendas. Um de nossos membros pagou recentemente £ 35 (€ 40) para alugar uma barraca em um mercado local e isso levou a mais 180 pessoas visitando sua loja naquele dia e £ 1100 (€ 1300) de vendas adicionais.”
Testando, testando
Grandes redes de saúde e bem-estar também estão expandindo sua oferta em uma tentativa de impulsionar as vendas e aproveitar sua especialização. Por exemplo, a rede líder de alimentos saudáveis do Reino Unido, Holland & Barrett, anunciou recentemente que estava fazendo parceria com a especialista em testes médicos DNAnudge para lançar o teste expresso de DNA.
O teste na loja, que entrega os resultados no smartphone do cliente em apenas 20 minutos, foi projetado para oferecer “insights genéticos instantâneos para a saúde da pele e sono melhorado”. Especificamente, o teste mostra se os clientes são metabolizadores de cafeína ‘rápidos’ ou ‘lentos’, além de avaliar o estresse oxidativo em sua pele. A Holland & Barrett diz que os consultores da loja ajudarão os clientes a usar seu relatório de DNA para “encontrar recomendações de produtos personalizados, adaptadas à sua biologia única”. Este é exatamente o tipo de serviço de valor agregado que é especializado demais para os rivais de supermercado copiarem.
A Holland & Barrett também começou a instalar salas de consulta de bem-estar privadas em suas novas lojas. Além de adicionar outro ponto de diferença, esta é uma maneira muito visível para o varejista anunciar seu esquema ‘qualificado para aconselhar’ (no qual a equipe da loja é treinada para uma qualificação padrão pré-universitária em saúde e nutrição).
Enquanto isso, a Planet Organic, sediada em Londres, vem organizando uma série de discussões noturnas em suas lojas com agentes de mudança de alto nível nos setores de alimentos e eco. O varejista quer envolver proativamente seus clientes em um nível mais profundo sobre os valores que sustentam seu ethos empresarial. Além de criar compradores mais bem informados, isso também ajuda a construir a fidelidade do cliente e incentiva os consumidores a pensar como cidadãos.
Saindo
Sair do formato tradicional de loja é outra maneira pela qual os varejistas estão se colocando na frente de novos clientes. No ano passado, a Herbolario Navarro lançou seu primeiro food truck para permitir que os consumidores experimentassem versões saudáveis de comidas de rua favoritas em locais totalmente novos e variados. Inspirado pelo sucesso de suas cafeterias na loja, o varejista decidiu que os food trucks ofereceriam uma maneira envolvente de “levar fast food saudável com produtos orgânicos e locais para mais pessoas”.
Parcerias com outros varejistas também são vistas como uma opção promissora. Concessões na loja, colocalizações e formatos de loja dentro da loja estão sendo explorados. No ano passado, a Veritas anunciou que estava se unindo à varejista de artigos esportivos Decathlon para criar um espaço de marca no outlet Rivas-Vaciamadrid da Decathlon. A Decathlon acredita que se alinhar com a especialista em alimentos orgânicos e saudáveis Veritas é uma boa opção para seus negócios. No Reino Unido, a Holland & Barrett anunciou este ano que abriria mini-lojas dentro de três filiais da varejista de moda Next.
O varejista italiano de produtos naturais NaturaSi criou um ambicioso Farming Festival, que será realizado em setembro de 2024 na fazenda biodinâmica Saint Michael Jesolo. O evento promete “uma oportunidade única de aprender sobre os projetos que giram em torno do ecossistema NaturaSì” e contará com discussões, música ao vivo, degustações, workshops e contação de histórias.
Agregando valor, fidelizando clientes
Varejistas especializados estão inovando com sucesso em todos os tipos de formas criativas para agregar valor, construir fidelidade do cliente e expandir a conscientização sobre áreas-chave de saúde e sustentabilidade.
Eventos na loja . De palestras na loja a desfiles de moda sustentáveis, as lojas estão se tornando um palco para todos os tipos de eventos que agregam valor e impulsionam as vendas.
Cafés e comida para viagem . Os cafés nas lojas tornam os estabelecimentos de varejo mais sociais (“algumas das melhores conversas que temos começam em nossos cafés”, diz o fundador da Better Food Company, Paul Haughton. Uma oferta de comida para viagem atrai o grupo demográfico de jovens profissionais
Colabore com outros varejistas . Colaborações entre varejistas na mesma rua podem ter benefícios surpreendentes. Por exemplo, um varejista orgânico fez uma apresentação em um salão de beleza próximo sobre beleza natural e orgânica, aumentando as vendas em sua própria loja e conectando-se com novos clientes.
Locais não tradicionais . Alguns varejistas líderes de produtos naturais introduziram com sucesso co-locações e concessões em locais não tradicionais. A Holland & Barrett, sediada no Reino Unido, por exemplo, anunciou recentemente uma nova parceria com a varejista de moda Next.
Apoie o local . Estoque de mais produtos produzidos localmente comprovadamente aumenta as vendas e ressalta seu comprometimento com o fornecimento sustentável. Para marcas, destaque empresas da sua região, para produtos frescos, busque hiperlocal. Para redes, “local” significa local para uma loja específica.
Demonstre seus valores . Varejistas especializados podem agregar valor ao transmitir seus valores e projetar sua personalidade empresarial, diferenciando-se ainda mais de redes de supermercados homogêneas. A cooperativa orgânica francesa Biocoop, por exemplo, torna muito visível seu compromisso com ‘sem OGMs’, ‘sem ultraprocessados’, ‘apoiando o local’ e ‘justo’, e sua meta de ser ‘50% de compra a granel até 2025’.
Festivais, feiras e mercados locais . Participar de festivais, feiras e mercados locais pode levar ao aumento do tráfego de pessoas na loja e alcançar novos clientes.
Cartões/aplicativos de fidelidade. Muitos varejistas oferecem cartões de fidelidade e descontos. Aplicativos personalizados, como o operado pela Bio Company da Alemanha, permitem uma integração mais sofisticada desses benefícios, juntamente com acesso no aplicativo a artigos em estilo de revista.
Clubes de varejistas . Clubes de varejistas – como os operados pela Veritas e pela rede Life da Suécia – aprofundam o envolvimento com os consumidores e normalmente incluem descontos regulares, boletins informativos, pontos de bônus e acesso a eventos exclusivos
Autor: Jim Manson, Jornalista
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Fonte: Bio Eco Actual , Jornal Orgânico Internacional
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