Consumidor de Orgânicos

Castanha de caju movimenta investimentos

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 1 de dezembro de 2013.
foto: Organics Brasil

A empresa Usibras produz castanhas de caju desde 1979, com duas fábricas no Brasil e uma nos Estados Unidos.  A empresa é uma referencia mundial no processamento e exportação de caju para diversos países do mundo. A linha de castanhas orgânicas, foi desenvolvida para consumidores que buscam qualidade e uma alimentação saudável. A linha orgânica é isenta de adubos químicos e agrotóxicos, e os produtos são comercializados em saches de 50g.

Mil e seiscentos hectares são ocupados por cajueiros orgânicos, certificação que uma fazenda em Pacajus, região metropolitana de Fortaleza, conseguiu este ano após meses de visitas dos auditores. Com este reconhecimento, o faturamento melhorou e a produção agora tem destino certo, como países da Europa, Estados Unidos e Canadá.

Para ter acesso ao mercado internacional foi preciso investir. A fazenda teve que provar muito mais do que a capacidade de produzir cajus de qualidade e sem agrotóxicos para conseguir a certificação. Foram avaliados todos os processos no campo e fora dele. Todos os trabalhadores da fazenda trabalham com carteira assinada e são registrados. A safra está no pico, 90 pessoas trabalham na colheita, também todas registradas. Lívia é funcionária antiga e conta que o respeito ao trabalhador faz toda a diferença.

Depois da colheita, o caju vai direto para a fábrica. A raspagem da castanha é feita manualmente porque o mercado internacional só compra a castanha que estiver totalmente limpa, sem nenhuma película.

A produção de orgânicos ocupa hoje 30% da capacidade de produção da fábrica e a ideia é crescer ainda mais.

O ano passado, o Brasil faturou US$ 4 milhões com a exportação de castanha de caju orgânica.

Fonte: Globo Rural e Usibras

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.