Boas Práticas Extrativismo Sustentável Orgânico – Pequi
A boa produção depende dos cuidados para a conservação da área de manejo e diminuição dos impactos das atividades extrativistas ou agropecuárias em torno do pequizal. Deve-se avaliar bem a necessidade de abertura de novos caminhos e trilhas e, principalmente, proteger essas áreas contra o fogo, comum no período de seca. É importante observar e estar atento à produção, à renovação do pequizal, à presença de animais silvestres, ao desmatamento ou à contaminação devido a práticas como o uso de agrotóxicos.
A manutenção das áreas de ocorrência natural do pequi é fundamental para assegurar a sua conservação. Por isso a adoção de práticas que diminuam os impactos negativos do extrativismo é muito importante. Deve-se evitar abrir novos caminhos e, principalmente, proteger essas áreas contra o fogo, comum no período da seca.
Clique na imagem abaixo e confira Boas Práticas Extrativismo Sustentável Orgânico – Pequi:
Fonte: MAPA
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura: