Produtor de Orgânicos

Bioindicadores de solo, uma ferramenta de análise na agricultura orgânica: Ana Maria Primavesi

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 22 de julho de 2024.

Ana Maria Primavesi é uma engenheira agrônoma brasileira, responsável por avanços no campo de estudo das ciências do solo em geral, em especial o manejo ecológico do solo. É uma das mais importantes pesquisadoras da agroecologia e da agricultura orgânica.

Foi uma das pioneiras na preservação do solo e recuperação de áreas degradadas, abordando o manejo do solo de maneira integrada com o meio ambiente. Suas pesquisas apontam para uma agricultura que privilegie a atividade biológica do solo com um alto teor de matéria orgânica, evitando o revolvimento do mesmo, e substituindo o uso de de insumos químicos pela aplicação de técnicas como a da adubação verde, controle biológico de pragas, entre outros. A compreensão do solo como um organismo vivo e com diversos níveis de interação com a planta foi uma das contribuições de Primavesi para a agronomia.

Foi professora da Universidade Federal de Santa Maria , onde contribuiu para a organização do primeiro curso de pós-graduação voltado para a agricultura orgânica. Aposentada, tocou por muitos anos sua própria propriedade agrícola em Itaí, no estado de São Paulo, onde colocou em prática os conceitos da agricultura orgânica. Foi também fundadora da Associação da Agricultura Orgânica (AAO), uma das primeiras associações de produtores orgânicos do Brasil. Seu livro “Manejo ecologico do solo: a agricultura em regioes tropicais” é considerado uma obra de referência nas ciências agrárias.

Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Desde sua publicação, o livro de Miguel Altieri exerceu forte influência na disseminação da Agroecologia no Brasil, tendo sido adotado como obra de referência por profissionais de ONGs e instituições oficiais de ensino, de pesquisa e de extensão rural.

Na agricultura orgânica não são utilizados agrotóxicos no plantio, dessa forma preserva-se a qualidade da água usada na irrigação, não polui o solo e o lençol freático com substâncias tóxicas. Para isso, a prática da agricultura orgânica recomenda manejo mínimo da terra, garantido a fertilidade e estrutura do solo.

Bioindicadores de solo, uma ferramenta de análise na agricultura orgânica

Os bioindicadores mais adequados para uso na avaliação da qualidade são a biomassa microbiana, a respiração, os quocientes microbiano e metabólico e a atividade enzimática do solo. Termos para indexação: atividade microbiana, microrganismos, propriedades do solo, sustentabilidade.

A agricultura representa o segmento mais importante da economia do nosso país. Está sujeito ao biodiversidade vegetal e a riqueza do solo, o uso adequado pode ser feito ou não, dependendo de tecnologias apropriadas e a disponibilidade de conhecimento e conhecimento científico. “O manejo do solo constitui uma das práticas mais importantes na agricultura. moderno. Existem diferentes tipos de solos com propriedades físicas diferentes, cada uma delas requer preparação, utilização e conservação próprias; Essas práticas podem variar de acordo com o cultura selecionada para plantio e condições ambientais da área” Montenegro e Malagón 1990.

O solo é alterado de diversas maneiras: preparo do solo, adição de fertilizantes, substâncias tóxicas, orgânicos e inorgânicos, monocultura entre outros. Nesse sentido, Primavesi 1984, sustenta que: “Toda decomposição é uma sequência de oxidações e reduções de uma substância orgânica até conseguirmos água e dióxido de carbono.”

Os organismos que vivem no solo, devido à sua diversidade e capacidade de adaptação às condições diversos podem desempenhar múltiplas funções de grande importância para o sistema, que produziria efeitos ecológicos por ação mecânica ou química. Além disso, alguns deles podem atuam como indicadores de qualidade do solo (Otero et al 2002).

Dado que existe uma grande biodiversidade microbiológica, faunística e florística típica de cada

local ou região. Os bioindicadores permitem-nos conhecer as condições particulares do solo e da região. culturas, manifestando o estado do ecossistema de forma sistêmica conforme concebido pela Agricultura orgânica.

Consequentemente, pode-se argumentar que a Agricultura Orgânica é a gestão do todo e não das partes, porque um fator não atua sozinho; A vida é sistêmica holística.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Bioindicadores de solo, uma ferramenta de análise na agricultura orgânica de Ana Maria Primavesi

Fonte: Ana Maria Primavesi

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como Produzir Goiaba Orgânica? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.