Avaliação sensorial de amêndoas de castanha de caju

A pesquisa objetivou avaliar a qualidade sensorial das amêndoas obtidas do cultivo convencional e orgânico de caju. O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma planta originária do norte e nordeste do Brasil, do qual obtém-se o caju, composto pela castanha e pelo pedúnculo. A castanha é o fruto verdadeiro, de elevado valor nutritivo, constituída de casca, película e amêndoa. Nas últimas décadas, o sistema convencional de produção vem sendo substituído pelo cultivo orgânico. O trabalho foi realizado com amêndoas de castanha de caju cedidas por uma empresa de grande porte da região Nordeste, situada na cidade de Mossoró (RN).
As notas atribuídas pelos provadores para os atributos cor, sabor, crocância e impressão global indicaram que tanto as amêndoas do cultivo convencional quanto as do cultivo orgânico permaneceram dentro da área de aceitação durante todo o armazenamento.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 27/06/2013
Conteúdo completo disponível em:
www.deag.ufcg.edu.br/rbpa/rev143/Art1437.pdf
SOARES, D.J.; RODRIGUES, C.S.; MAIA, G.A.; SOUSA, P.H.M.; FIGUEIREDO, R.W. Avaliação sensorial de amêndoas de castanha de caju obtidas dos cultivos convencional e orgânico. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, 2012.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.