Produtor de Orgânicos

Análise econômica da citricultura de Rosário do Sul

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 2 de outubro de 2013.

 

O trabalho investiga a importância da certificação da fruticultura brasileira, setor que utiliza expressiva mão de obra, obtém rentabilidade expressiva e é uma importante alternativa para o aumento das exportações brasileiras. As novas exigências do mercado refletem na adoção de selos de certificação que comprovam a qualidade e sanidade do produto, o que garante ao produtor um alimento seguro, o respeito ao meio ambiente e ao trabalhador. O estudo considera a atividade no Rio Grande do Sul, onde a cultura começou a ser implantada a partir do ano 2000, em diversos municípios beneficiados com recursos do governo federal.

O trabalho investiga o caso da empresa Citrusul, no município de Rosário do Sul, uma das beneficiárias e mostra que adoção de selos de certificação abriria a oportunidade de acesso a mercados mais nobres e exigentes, uma vez que a empresa já trabalha para ter frutas de excelente qualidade. No entanto, devido ao volume de sua produção atual, acredita-se que os altos custos para seu registro não trazem retorno financeiro necessário para tal investimento.

Analise_fruticultura_Rosario_do_Sul

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 18/09/2013

 

Conteúdo completo disponível em:
<a href=”http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/8803/pdf” target=”_blank”>http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/reget/article/view/8803/pdf</a>

ALMEIDA, S.C.; DÖRR, A.C.; ZULIAN, A.; SIDALI, K.L. Análise econômica da citricultura de rosário do sul/rs: um enfoque sobre a adoção de programas de certificação socioambiental. UFSM, Göttingen, 2013.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.