Entendendo a matéria orgânica do solo em ambientes tropical e subtropical: Embrapa Meio Ambiente
“O solo é um ecossistema vivo, dinâmico, composto de minerais e matéria orgânica, ar, água e organismos, contendo mais carbono orgânico do que na atmosfera e na vegetação combinados. É neste ambiente vivo que as transformações químicas, físicas e biológicas regem a dinâmica da troca de nutrientes, energia e carbono. Os processos de decomposição contínua são fundamentais para a estruturação orgânica do solo, a qual contribui para a fertilidade, retendo água e nutrientes para as plantas, além de ser a fonte de alimento para a vida dos organismos. Portanto, indispensáveis para a produção de alimentos, fibras e energia renovável”.
“O desafio de aumentar a quantidade de matéria orgânica nas camadas superficiais do solo tropicais e subtropicais pode ser vencido em grande parte das áreas agrícolas, mas é preciso identificar práticas de manejo que permitam alocar mais carbono no sistema e reduzir as perdas. Desde a adoção do plantio direto a partir da década de 1970, na região sul do Brasil, com a preservação do recurso solo pela redução da erosão e o uso de rotação de culturas, percebeu-se, de forma mais clara, a importância de se preservar ou aumentar a matéria orgânica do solo, o que se discute amplamente nessa publicação”.
Clique na imagem abaixo e confira publicação Entendendo a matéria orgânica do solo em ambientes tropical e subtropical da Embrapa Meio Ambiente:
Fonte: Embrapa Meio Ambiente
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Adubação do Solo, Agricultura Orgânica, Agricultura Sustentável, alimentos sustentáveis, Composto Orgânico, Conservação do Solo, Proteção do Solo.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor .
