Produtor

Inaugurada Bio-fábrica de vespas para controle da Helicoverpa armigera

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 1 de setembro de 2014.

VESPA

Foi inaugurada no mês de agosto a primeira Biofábrica do Rio Grande do Sul, que irá produzir a vespa Trichogramma spp para o controle biológico de lagartas – principalmente da Helicoverpa armigera. A produção inicial cobre aproximadamente sete mil hectares/ano das culturas de milho, feijão e soja. Os planos, no entanto, são de chegar aos 20 mil hectares de lavouras na safra 2014/15.

A unidade está localizada no município de Montenegro, e é um empreendimento conjunto da Emater/RS-Ascar e da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas-MG. A entidade detém a tecnologia de produção e uso doTrichogramma spp, e capacitou mais de 200 técnicos para o monitoramento e controle biológico das lagartas em lavouras de milho assistidas pela Extensão Rural no Estado.

A produção é voltada principalmente para os chamados “pequenos agricultores”. “Para os agricultores familiares, esse trabalho desenvolvido aqui será positivo, pois possibilita que se produzam alimentos saudáveis, com uma forma de combate a pragas que não prejudica o produto e nem o meio ambiente. Nosso país precisa difundir essa prática e esse exemplo daqui começa a abrir portas para a redução do uso de agrotóxicos”, afirmou o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores, Romário Rosseto.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Elton Scapini, justifica que as cadeias produtivas ligadas ao setor primário representam metade do PIB do Rio Grande do Sul, e 27% do PIB vem da agricultura familiar.

Fonte: Agrolink

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Publicado em 01/09/2014

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.