Produtor

Pedro Paulo Diniz faz de fazenda da família uma incubadora de sustentabilidade

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Rio, 26 de novembro de 2018.

Era de moto de enduro que aos 10 anos ele explorava os campos e a gruta da Fazenda da Toca. “A motinha era meu cavalo”, brinca Pedro Paulo Diniz, ao rememorar temporadas na propriedade rural da família em Itirapina, a 217 km de São Paulo. Ele ex-piloto da F-1, criou um novo negócio associando a produção agrícola a sustentabilidade, associando agricultura, pecuária e floresta. Não se importa de ser tachado de “Poliana” ao apostar numa agricultura que regenera o planeta, em vez de destruí-lo. “Acredito nisso”, afirma.

A Fazenda da Toca, em São Paulo, é uma empresa Certificada B, certificação outorgada aos negócios de impacto positivo que visam o desenvolvimento socioambiental em paralelo com o lucro gerado pelas vendas. 

Ao lado de um campo de golfe e de uma pista de polo que servem ao lazer dos Diniz, a Toca virou incubadora de um modelo inovador de agricultura que imita a natureza (segue a lógica da floresta reunindo na mesma área plantio de diferentes culturas), regenera o solo e abole agrotóxicos (faz controle biológico de pragas).  “Foi virtude e desafio”, resume Pedro, referindo-se ao duro processo de validar o modelo de negócio.

A tentativa de dominar de produzir laticínio e sucos não foi bem sucedida, e forçado a demitir funcionários para sair do prejuízo, passou a produzir ovos orgânicos. “Tive que voltar atrás e simplificar o negócio”. “Hoje a Toca virou um bom negócio em três pernas: social, ambiental e financeiro”.

foto: Fazenda da Toca, imagens enviadas pela empresa.

 

 

Quando nasceu seu filho  primogênito, Pedro Paulo estava sob o impacto do documentário “Uma Verdade Inconveniente”, de Al Gore. “Que mundo vou deixar para esse moleque? O filme reforçou mais o desejo de investir em negócios sustentáveis. ”O ex-piloto quer deixar um legado para além da família, da Toca e do Brasil. Define-se como facilitador entre o homem, a natureza e o mercado. “Digo aos meus filhos que papai adora trabalhar junto com a natureza e vê-la prosperar fazendo bons negócios que ajudam a regenerar o planeta”.

Fonte, leia a matéria completa: Folha de São Paulo – Eliane Trindade 

 

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.