Produtor

Bioanálise de solo: como acessar e interpretar a saúde do sol

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de maio de 2021.

O conceito de saúde ou de qualidade do solo está relacionado à sua capacidade de funcionar para fornecer importantes serviços ambientais, entre os quais: manter a capacidade de produção biológica (produção de grãos, carne, madeira, agroenergia, fibras, etc), promover a saúde das pessoas, plantas e animais (solos saudáveis, ambientes saudáveis) e também de preservar a qualidade ambiental (armazenando e filtrando água, sequestrando carbono, etc). Um aspecto importante desse conceito é reforçar que a saúde do solo vai além da sua capacidade de produção de grãos, carne, madeira, agroenergia, fibras. Ou seja, é possível ter um solo com baixa qualidade, mas cujas elevadas produtividades estejam relacionadas a entradas de insumos em doses muito acima das recomendadas para solos bem manejados, uma condição que não é sustentável em longo prazo, pois pode resultar em contaminações do ambiente e prejuízos aos agricultores.

No contexto de um mundo de população crescente, concentrada em cidades e que se encontra num processo de envelhecimento, o maior desafio para a agricultura do século 20 consiste em aumentar a produção de alimentos baratos e saudáveis, com lucratividade e a um baixo custo ambiental e social. A superação desse desafio passa obrigatoriamente pela manutenção da saúde dos solos.

O solo é a base de todos os sistemas de produção de alimentos, fibras, produtos florestais e agroenergia. É também o alicerce para a construção de nossas casas, cidades, indústrias, hospitais e estradas. Além de sua extrema importância nas questões relacionadas à segurança alimentar, o solo abriga a maior biodiversidade do planeta e é também o maior filtro e tanque de armazenamento de água do mundo.

Clique na imagem abaixo e confira publicação da Embrapa Cerrados na íntegra:

Fonte: Embrapa Cerrados

Tags: , , .

Compartilhe:

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.