Produtor

Paraná segundo maior produtor de alimentos orgânicos.

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 10 de março de 2021.

A Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB), indica que o número de produtores orgânicos paranaenses aumenta a uma taxa de 20% ao ano. Somente o estado do Rio Grande do Sul possui mais produtores de orgânicos que o Paraná.

Há 22 anos, informação e vontade de aprender uniram Ernestina Muraoka, agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e especialista no cultivo de produtos orgânicos, e Keiko Mori, agricultura que aceitou o desafio de ir na contramão dos agrotóxicos em 1999.

“Comecei com tomate italiano e depois fui para o tomatinho grape, aí aumentei para o pepino, pimentão, berinjela. Em 20 anos, eu fui aumentando aos poucos e hoje estou com 10 estufas”

Aumentou o espaço e o faturamento, principalmente no ano passado. A agricultora conta que a pandemia fez surgir uma procura pelo produto de segunda, que antes era descartado porque não tinha interesse comercial. Com isso, faturou em torno de 30% a mais em 2021.

Custo

O Caminhos do Campo, da Globo,  comparou o custo da produção dos orgânicos  ao convencional e foi informado pelo produtor Juliano Pereira da Silva que os valores são equilibrados.

“Nos orgânicos, o maior gasto é com a mão de obra. Já no convencional, o que pesa é o gasto com agrotóxico”, explica.

Mas, para ele, a venda dos orgânicos gerou mais lucro, e o faturamento na propriedade de menos de dois hectares deu mais tranquilidade à vida no campo.

Incremento da procura 

A dona de uma loja que só vende produtos orgânicos certificados, Andréa Pavan,  conta que o aumento da procura nos meses da pandemia foram surpreendentes. . Ampliou o espaço da loja para atender melhor e oferecer mais produtos.

“O aumento foi de 30 a 40% nas vendas. As pessoas estão preocupadas com o que estão consumindo e se ligaram mais nesta questão de agrotóxicos, transgênicos e até mesmo no cuidado com a saúde de quem produz estes alimentos”, comenta.

Leia a noticia completa: Fonte: G1

Secretaria de Agricultura do Paraná, informações de utilidade para os produtores orgânicos.

 
 

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.