Produtor

Native ontem selo ROC, agricultura orgânica regenerativa

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 30 de março de 2022.
Estande da Native na feira BioBrazil, foto: CI Orgânicos

Conhecida no País e no exterior por suas práticas sustentáveis, a Native, com sede em Sertãozinho (SP), se tornou a primeira empresa brasileira a conquistar a certificação internacional ROC (Regenerative Organic Certified) em agricultura orgânica regenerativa. O selo, criado em 2017, reconhece empresas de alimentos, têxteis e de matérias-primas de cuidados pessoais que conseguem, em suas atividades, regenerar o solo, proteger recursos hídricos e valorizar o bem-estar animal, com avanços sociais.

A empresa,  opera três usinas sucroalcooleiras e é a maior produtora de açúcar orgânico do país. Com uma  área certificada de  20.000 hectares de canaviais, distribuídos por duas fazendas, contam, também com  cerca de 3.000 hectares de reservas e área de preservação nativa, que fazem parte do  “ecossistema”. Em 100.000 toneladas de “açúcar ROC” por safra, a maior parte será exportada, além de cerca de 18 milhões de litros de álcool também com o selo, calcula-se o  potencial produtivo.

Serviços ambientais

 Leontino Vice-Presidente da Native informou ao Valor, que a agricultura regenerativa implica entrega de serviços ambientais. “E aqui incluímos água, biodiversidade, [redução de] emissões e fertilidade do solo, necessários para a sobrevivência das próximas gerações”. “Para nós, a certificação é uma autenticação dos atributos reais de sustentabilidade que sempre implementamos e guiaram nossa trajetória. Ainda vemos muito discurso e pouca prática sobre os princípios ESG [no mundo corporativo]. Na agricultura regenerativa, ou você é ou não é, não tem meio termo

 O executivo indicou, por exemplo, que pelo menos metade dos clientes nos 74 países para os quais a empresa exporta pedem a ROC. E a própria Native poderá ampliar a área certificada nos próximos anos, tendo em vista que seu foco é esse. Apenas na usina São Francisco, em Sertãozinho, são moídas cerca de 1.5 milhão de toneladas de cana orgânica por ano. A empresa também processa cana convencional, mas exige práticas agrícolas sustentáveis.

Pesquisa feita pela Embrapa Monitoramento por Satélite identificou na área de atuação da companhia mais de 340 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios, sendo 49 delas ameaçadas de extinção.

Preços elevados nas gôndolas

Nas prateleiras do varejo as vezes os preços dos produtos da empresa, explica Leontino Balbo, sofrem um ágio elevado,  mesmo quando no centro de distribuição podem ser mais  baratos que um concorrente. 

“O pulo do gato é o engajamento do consumidor”, disse o executivo. Além do açúcar, a Native tem em seu portfólio cerca de 80 produtos, entre os quais cafés, chás e cereais.

Fonte: Leia a matéria: Valor ,  ROC Regenerative Organic Certified

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.