Produtor de Orgânicos

Horizon Organic silenciosamente abandona meta “carbono positivo” e aposta em nova estratégia de insetting

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 3 de setembro de 2025.

A empresa de laticínios dos EUA, Horizon Organic, abandonou discretamente sua meta de ter uma cadeia de suprimentos “carbono positivo” e adotou uma nova estratégia climática, segundo Catherine Musulin, chefe de sustentabilidade da empresa, em entrevista exclusiva ao AgFunderNews.

Cinco anos atrás, a companhia se tornou pioneira em seu setor ao anunciar que alcançaria esse objetivo até 2025, baseado em grande parte na compra de créditos de carbono para compensar suas emissões de gases de efeito estufa. Agora, a Horizon foca em “transformações sistemáticas em toda a cadeia alimentar”, conforme afirmou Musulin.

“Eu não queria simplesmente sair escrevendo cheques para compensações que não tinham tanto impacto quanto usar esses mesmos recursos para fazer parcerias com nossos produtores rurais”, declarou ela. “Isso cria responsabilidade em nós, em vez de comprar créditos de carbono e não fazer nada de concreto no campo.”

A mudança estratégica para o “insetting” (em vez de offsetting) é vista como uma abordagem climática mais credível, pois visa descarbonizar as próprias cadeias de suprimentos da empresa. Em contrapartida, comprar créditos de carbono por meio de terceiros — por exemplo, projetos de reflorestamento — possibilita que empresas continuem poluindo com a justificativa de estarem “net-zero” ou “carbono positivas”.

A Horizon Organic encerrou silenciosamente sua meta de ser carbono positiva em 2023, quando ainda pertencia à Danone. Todas as menções a essa meta foram removidas das embalagens, do site e das redes sociais. Em abril de 2024, a Horizon Organic e a marca de iogurte Wallaby Organic foram adquiridas pela firma de private equity Platinum Equity. Hoje, ambas operam sob o nome Horizon Family Brands.

“Não tomamos essa decisão de forma leve”, afirmou Musulin. “Ela foi motivada pelo nosso desejo de gerar mudanças reais e mensuráveis, não apenas gestos simbólicos que estão por toda parte — como você vê no LinkedIn hoje em dia.”

Nova estratégia da Horizon Family Brands

A Horizon Family Brands anunciará suas novas metas de sustentabilidade até o final deste ano, segundo Musulin. No início de 2026, a empresa começará a divulgar seus avanços com base em uma linha de referência de 2024.

Em 2021, a empresa divulgou uma análise do ciclo de vida de suas embalagens de meio-galo inteiro (half gallons) de leite integral, revelando que cerca de dois terços das emissões vêm das atividades na fazenda, como manejo de esterco e fermentação entérica das vacas. O terço restante refere-se às etapas subsequentes da cadeia — embalagens, transporte, entre outras — e isso ainda continua válido.

A nova estratégia climática da empresa visa atacar essas atividades com foco em:

Reduzir emissões nas próprias fazendas

Melhorar a qualidade de vida dos produtores

Elevar padrões de qualidade

Tornar operações mais eficientes

O orçamento global para a iniciativa ainda não foi definido, mas Musulin estima que o investimento será da ordem de milhões de dólares.

A empresa fornecerá aos produtores assistência técnica, apoio na certificação orgânica, além de ajudar com obtenção de financiamentos e subsídios.

“Não se trata apenas da quantidade de gases de efeito estufa que estamos reduzindo”, afirmou Musulin. “O indicador de agricultura regenerativa que eu acompanho é: quantos produtores estamos apoiando, capacitamos, trazendo recursos e fortalecendo?”
AgFunderNews

Ela destacou ainda que a rede da empresa inclui mais de 400 produtores já certificados como orgânicos pelo USDA, os quais já adotam práticas que ajudam a reduzir emissões  como plantio de culturas de cobertura para melhorar a saúde do solo e evitar pesticidas sintéticos.

Além disso, a empresa tem investido em projetos que servirão como provas concretas dessa nova estratégia, com resultados a serem divulgados nos próximos meses. A equipe também reformulou seus sistemas de distribuição e transporte, gerando uma “redução significativa nas emissões de carbono” que será publicada ainda este ano.

A Horizon Family Brands também trabalha para elevar os padrões de eficiência entre seus parceiros de manufatura. Segundo Musulin:

“Quando conseguimos visualizar claramente os problemas que queremos enfrentar — seja saúde do solo, restauração da biodiversidade, gestão da água, segurança alimentar, sanidade dos alimentos, bem-estar animal ou equidade e pertencimento — podemos tomar decisões com base no impacto mais efetivo, sem exagerar nossa influência na melhoria dos sistemas alimentares.”
Fonte: AG Funder News

Quer entender como a agricultura orgânica pode transformar o futuro do campo e do planeta?

Acesse agora o canal CI Orgânicos no YouTube e mergulhe em um universo de conteúdo gratuito, técnico e inspirador sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos no Brasil. Lá você encontra entrevistas, estudos científicos, matérias exclusivas e experiências de quem vive a agroecologia na prática. Nossa missão é fortalecer toda a cadeia produtiva orgânica com informação estratégica e acessível. Faça parte dessa transformação sustentável e colabore com um campo mais justo, saudável e resiliente. Inscreva-se, compartilhe e ajude a espalhar essa ideia!

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Tomate orgânico: Técnicas de cultivo da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como produzir tomate orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

 

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.