Produtor de Orgânicos

Cresce a produção orgânica no mundo

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 22 de fevereiro de 2021.
Feira Orgânica. Blvd. Raspail, Paris, França, foto: Sylvia Wachsner

Conforme as últimas informações apresentadas pelo Instituto de Pesquisa Orgânica FiBL, na feira virtual Biofach eSpecial 2021, da qual participamos, no mundo, as terras agrícolas orgânicas aumentaram 1,1 milhão de hectares e as vendas no varejo de orgânicos continuaram a crescer. Os dados são referentes a 2019.

 A 22ª edição do estudo “The World of Organic Agriculture” publicado pela FiBL e IFOAM – Organics International, mostra uma continuação da tendência positiva observada nos últimos anos.  

O mercado orgânico global 

O mercado global de alimentos orgânicos atingiu, em 2019, 106 bilhões de euros. Os Estados Unidos são os lideres do mercado (44,7 bilhões de euros), seguidos pela Alemanha (12,0 bilhões de euros) e a França (11,3 bilhões de euros).

Em 2019, muitos dos principais mercados continuaram a apresentar fortes taxas de crescimento. Por exemplo, o mercado francês aumentou mais de 13%. Os consumidores dinamarqueses e suíços são os que mais gastam com alimentos orgânicos (344 e 338 euros per capita, respectivamente). A Dinamarca tinha a maior participação no mercado orgânico, com 12,1% de seu mercado total de alimentos.

3,1 milhões de produtores orgânicos em todo o mundo 

Em 2019, foram registrados 3,1 milhões de produtores orgânicos. A Índia continua a ser o país com o maior número de produtores (1.366.000), seguida pela Uganda (210.000) e Etiópia (204.000). A maioria dos pequenos produtores são certificados em grupos baseando-se num sistema de controle interno.

No final de 2019, 72,3 milhões de hectares tiveram baixo manejo orgânico, representando um crescimento de 1,6% ou 1,1 milhão de hectares, em relação a 2018. A Austrália tem a maior área agrícola orgânica (35,7 milhões de hectares), seguida pela Argentina (3,7 milhões de hectares) e Espanha (2,4 milhões de hectares).

Devido à extensão das terras agrícolas orgânicas na Austrália, a metade global do solo agrícola orgânico está na Oceania (36,0 milhões de hectares). A Europa possui a segunda maior área (16,5 milhões de hectares), seguida pela América Latina (8,3 milhões de hectares). Em relação a 2018, registrou-se um aumento em todos os continentes, exceto na Ásia (principalmente devido à queda nas terras agrícolas orgânicas relatadas na China) e na Oceania. 

Em 16 países, 10% ou mais de todos os solos agrícolas são orgânicos. Globalmente, 1,5% das terras agrícolas são orgânicas. No entanto, muitos países têm participações muito mais representativas. Aqueles que se destacam com percentagens maiores de terras agrícolas orgânicas são Liechtenstein (41,0 por cento), Áustria (26,1 por cento) e São Tomé e Príncipe (24,9 por cento). Alguns estados da Índia aspiram a ser, nos próximos anos, 100% orgânicos.  

Estatísticas globais mostram o contínuo engajamento com transparência no setor orgânico

“As estatísticas orgânicas globais têm se mostrado úteis para o desenvolvimento de estratégias de apoio à agricultura e mercados orgânicos de cooperação internacional, e são cruciais para monitorar o impacto dessas atividades. Esta publicação mostra nosso compromisso contínuo com a transparência no setor orgânico ”, afirma Louise Luttikholt, IFOAM – Diretora Executiva Internacional.

Knut Schmidtke, diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação da FiBL Suíça, acrescenta que “o anuário é um excelente reflexo do nível de confiança que as pessoas em todo o mundo têm na agricultura orgânica e sua importância para a nutrição, o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável”.

A Covid-19 resultou em um incremento significativo na demanda por produtos orgânicos em muitos países, mas também em desafios. “Esperamos, com os dados de 2020, ver o efeito da pandemia no desenvolvimento do setor”, diz Helga Willer, responsável pelo anuário da FiBL. 

Fonte: “The World of Organic Agriculture” – disponível para compra ou pedido em shop.fibl.org – número de pedido: 1150. 

https://www.bioecoactual.com/en/2021/02/17/over-72-3-million-hectares-farmland-organic/ 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.