Agroecologia em rede: produção orgânica na Amazônia mato-grossense

O projeto “Agroecologia em Rede: Conectando elos para a transição orgânica da produção familiar amazônica” , iniciativa do Instituto Centro de Vida (ICV) é financiado pelo Programa Global REDD Early Movers (REM) e apoiarà pelo período de dois anos a Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama).
A rede, formalizada em 2019, é composta por famílias de 13 organizações comunitárias de Cotriguaçu, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Paranaíta e Alta Floresta na região norte e noroeste de Mato Grosso.
O projeto irá viabilizar recursos para investimento na conversão para sistemas orgânicos de produção, melhorias nos sistemas orgânicos existentes e para fomentar a comercialização em rede nos principais mercados regionais.
As atividades incluem suporte na elaboração de planos de manejo orgânico, assessoria técnica nas propriedades, assessoria administrativa, capacitações, divulgação e articulação com parceiros para viabilidade econômica das atividades.
O financiamento é baseado na economia solidária, conceito que abrange valores humanos e ambientais ancorados no fortalecimento comunitário. Atualmente a REPOAMA aguarda auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento (MAPA) para obter o credenciamento da SPG como Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC).
Este projeto será executado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso, Banco de Desenvolvimento (KfW) da Alemanha e a Secretaria de Negócios, Energia e Estratégia Industrial (BEIS) do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, com verba gerenciado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).
Leia a matéria completa, fontes: Instituto Centro de Vida Diario de Cuiabá
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.