Produtor de Orgânicos

Adubo orgânico melhora condições do solo

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 17 de julho de 2015.
“O fertilizante orgânico propicia melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, portanto, além dos nutrientes que disponibiliza para as plantas, melhora as condições do solo em relação à sanidade e desenvolvimento radicular, promovendo o desenvolvimento integral da planta”, explica o pesquisador Ivo de Sá Motta, da Embrapa Agropecuária Oeste. Foto: Sílvia Zoche Borges/Divulgação
“O fertilizante orgânico propicia melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, portanto, além dos nutrientes que disponibiliza para as plantas, melhora as condições do solo em relação à sanidade e desenvolvimento radicular, promovendo o desenvolvimento integral da planta”, explica o pesquisador Ivo de Sá Motta, da Embrapa Agropecuária Oeste. Foto: Sílvia Zoche Borges/Divulgação

Restos de frutas, verduras, cascas de ovos e outros tipos de alimentos, assim como resíduos de palhas, camas de criações, esterco e resíduos agroindustriais. Tudo pode ser transformado em adubo orgânico, por meio da compostagem e da vermicompostagem. É o que garante o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS) Ivo de Sá Motta.

“O fertilizante orgânico propicia melhoria das características químicas, físicas e biológicas do solo, portanto, além dos nutrientes que disponibiliza para as plantas, melhora as condições do solo em relação à sanidade e desenvolvimento radicular, promovendo o desenvolvimento integral da planta. Ainda promove a reciclagem de resíduos orgânicos, evitando a contaminação ambiental”, destaca.

De acordo com o especialista, este tipo de adubo, que fornece nutrientes para as plantas e nutrientes e energia para os organismos benéficos do solo, pode ser usado tanto em pequenas quanto em grandes áreas, “desde que seja complementarmente à adubação verde em rotação com a cultura principal e com adubação mineral complementar”.

“Por exemplo, hoje em canaviais realiza-se a adubação verde com Crotalária junceae e na adubação (de manutenção ou de plantio) utiliza-se a compostagem de torta de filtro na adubação em sulcos juntamente com a adubação mineral.”

Para produzir este tipo de fertilizante, Motta explica o processo de compostagem e vermicompostagem: “Ambas consistem no processamento biológico de resíduos de origem animal e vegetal. Na compostagem os principais agentes são os fungos e bactérias; já na vermicompostagem são as minhocas da espécie Vermelha da Califórnia ou Gigante Africana”.

RECOMENDAÇÃO

Conforme a Embrapa, os produtos da compostagem e vermicompostagem podem ser aplicados em cultivos intensivos, como hortas, pomares, ervas medicinais, floricultura e condimentares, como adubo orgânico, húmus liquido ou chá de composto e substrato para mudas.

Para a conservação dos solos, o fertilizante orgânico é recomendado porque “favorece, principalmente, a infiltração e conservação das águas da chuva, contribuindo para evitar a erosão dos solos, promovendo um melhor aproveitamento das águas pluviais pelas plantas, intensificando a atividade de organismos benéficos do solo e fornecendo nutrientes para as plantas e, portanto, melhorando a capacidade produtiva dos solos”.

Motta pontua que, com a utilização do adubo orgânico, há melhor desenvolvimento das plantas, intensificação da atividade biológica dos solos e manutenção de sua fertilidade, evitando inclusive a erosão.

A PRODUÇÃO

Para começar a produção do composto orgânico ou húmus de minhoca, o pesquisador salienta que é necessário ter resíduos disponíveis, principalmente estercos e palhas, além das ferramentas.

“O processamento pode ser manual ou mecanizado. Quando manual: carrinho de mão, pás, enxadas, forcado curvo e reto. Quando feito de forma mecanizada: carretas tracionadas por trator, composteira e pá carregadeira. Quanto ao local para o processamento dos resíduos: terreno ligeiramente inclinado, protegido de enxurradas, com água para irrigação e facilidade de acesso.”

SAIBA MAIS

A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2015 como Ano Internacional dos Solos. Insumo fundamental para o desenvolvimento humano, estima-se que, nos últimos 50 anos, a quantidade de terra agricultável per capita diminuiu cerca de 50% no mundo e aproximadamente 33% das terras são afetadas pela erosão.

Fonte: SNA/RJ

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.