Produtor de Orgânicos

Responsabilidade de contribuir com produção de alimentos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 17 de novembro de 2013.
Brasil tem potencial necessário para cumprir com seu papel na segurança alimentar mundial, afirmou Caio Rocha, secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. Foto: Debora 70

O secretário de Desenvolvimento e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Caio Tibério Dornelles da Rocha, apresentou números importantes da evolução da agricultura no Brasil e projeções para as próximas décadas. “Em 2050, a população será de 9 bilhões de pessoas e nós teremos a responsabilidade de contribuir com quase 40% da produção de alimentos no mundo”, disse ele, durante o painel “Promoção do empreendedorismo – Riscos e Incertezas – A pequena produção”, do 14º Congresso de Agribusiness da SNA, que aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro.

Rocha acredita que o Brasil tem o potencial necessário para cumprir seu papel na segurança alimentar mundial. “Nenhum país está tão bem posicionado para produzir 100 milhões de toneladas em 20 anos como o nosso.” Ele ainda ressaltou que, em dez anos, as exportações brasileiras cresceram 643% e o Plano Safra registrou um aumento de 403% no mesmo período. “Nosso problema no passado foi buscar a demanda e hoje é produzir. O problema atual passou a ser a oferta”, reforçou.

Ainda assim, segundo Rocha, as dificuldades se impõem: mudanças climáticas, redução de emissões, e adoção de tecnologia de produção e de gestão apropriadas a todos os segmentos de agricultores são alguns dos desafios citados pelo representante do governo.

Por equipe SNA/RJ

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.