Controle de pragas e doenças no milho orgânico
A resposta para a pergunta título deste manual de “Como Produzir Milho Orgânico?” passa pelo planejamento geral do sítio e ou lote do agricultor. Para produzir milho orgânico, a primeira providência é a conversão da área de cultivo, que demora 12 meses, no mínimo, quando partimos de áreas em cultivo convencional. Localizar a janela do cultivo do milho de verão ou safrinha para a propriedade é fundamental. Não é possível produzir milho orgânico em propriedades onde, na mesma época, os vizinhos plantem milho transgênico, ou que estejam a menos de 500 a 800m de distância do cultivo orgânico. Um cuidado especial deve ser tomado com sítios e lotes cortados por rodovias e ferrovias que escoam a produção nacional de milho para os portos.
Para produzir o milho orgânico, além da aptidão do agricultor, é recomendável a construção de quebra-vento ou cerca viva com plantas que florescerão durante o cultivo desse cereal. Aumentar a biodiversidade do sítio e/ou lote com a vegetação dos quebra-vento, adubação verde e mesmo o manejo das plantas espontâneas é importante para a sustentabilidade do sistema de produção orgânico. Finalmente, corrigir os solos de acordo com o equilíbrio de bases e adubar o cultivo em função do potencial produtivo das cultivares adaptadas para o cultivo orgânico ajuda a minimizar o ataque de pragas e doenças. Produzir milho orgânico não é apenas a substituição de insumos convencionais por insumos permitidos pela legislação orgânica.
Clique na imagem abaixo e confira como controlar pragas e doenças no milho orgânico:
Fonte: Como produzir milho orgânico/CI Orgânicos
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o manual de como produzir milho orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura: