
Mel orgânico é especialidade nacional
Conforme comenta o especialista, atualmente, para que o produtor consiga produzir mel orgânico, ele precisa garantir uma série de requisitos, como, por exemplo, assegurar que num raio de 4km não exista produção de outra cultura que utilize agrotóxicos (visto que a abelha pode ir numa plantação de laranja que se utiliza de defensivos agrícolas e acabar levando esse defensivo para o mel que vier a produzir), ter posicionamento georreferenciado das colmeias, garantir que as caixas foram produzidas com madeira certificada, etc.

Tecpar orienta produção de industrializados orgânicos e convencionais no mesmo local
A produção paralela é permitida nas unidades de fabricação e estabelecimentos onde haja cultivo, criação ou processamento de produtos orgânicos. No entanto, é preciso que haja uma separação dos processos produtivos.

Legislação sobre agricultura orgânica: o que você precisa saber?
Você já se perguntou como os alimentos orgânicos são regulamentados e certificados? Ou quais são os padrões que garantem que um produto seja considerado orgânico? Pois é, a legislação sobre agricultura orgânica pode sanar suas dúvidas de A à Z. Ela regulamenta a produção, armazenamento, rotulagem, transporte, certificação, comercialização e a fiscalização de produtos orgânicos a partir da Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003.

Raiar Orgânicos e CI Orgânicos na Bio Brazil Fair 24
Durante Bio Brazil 24 no estande do SNASH – SNA Startup Hub, Sylvia Wachsner, do CI Orgânicos bate um papo com o Sócio fundador da Raiar Orgânicos, Luis Barbieri. Assuntos como agricultura regenerativa, agricultura orgânica, mercado orgânico, produção de grãos, ovos e, proteínas, valor agregado e rentabilidade do segmento orgânico/regenerativo são alguns dos temas que foram debatidos. Também participou da conversa o CEO da Hifa Agrofloresta, Leandro Torres.

Você já sabe da novidade? O CI Orgânicos agora também está no Spotify!
Clique na imagem abaixo e tenha acesso a mais de 180 vídeos sobre produção orgânica incluindo entrevistas e bate-papos! É informação de qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar! Tudo ao alcance de um clique! Assine e se mantenha atualizado sobre o universo orgânico! CI Orgânicos agora também está no Spotify!

Brasil não tem base de dados atualizada para produtos orgânicos
Diretora-técnica da SNA – Sociedade Nacional de Agricultura e coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner conversou sobre a falta de transparência nos dados de produção e exportação com a jornalista Larissa Machado no quadro SNA Entrevista.

Brasil: Falta de dados oficiais sobre produção orgânica afeta pesquisas e investimentos
A falta de dados oficiais relacionados à produção orgânica brasileira ainda é uma realidade no nosso país, apesar de disponibilizarmos de Inteligência Artificial e possuirmos muitas startups voltadas para o levantamento destas informações. Enquanto isso, os Estados Unidos e a Argentina possuem um banco de dados de orgânicos bastante completo e aberto ao público com fácil acesso para consulta.

CI Orgânicos convida você para conferir uma nova playlist no seu canal do YouTube
Chamada “Produtores Orgânicos Contam” com histórias contadas pelos protagonistas da produção orgânica! Um trabalho desenvolvido pelo Centro de Inteligência em Orgânicos com a participação de quem mais entende do assunto: os produtores! Confira!

Por que consumir orgânicos?
Como reconhecer, escolher e consumir alimentos saudáveis. A preocupação com a saúde é a principal motivação dos consumidores de produtos orgânicos. Eles aspiram por uma alimentação mais saudável, natural e equilibrada.

E se não for possível consumir orgânicos?
No período de safra, as frutas têm melhor qualidade nutricional, são mais frescas, têm mais sabor e são mais baratas. Fora da estação adequada, é quase certo que uma fruta, verdura ou legume tenham recebido cargas maiores de agrotóxicos.