Biblioteca

Controle Biológico da Traça-do-Tomateiro em Sistema Orgânico de Produção

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 2 de maio de 2024.

A flutuação populacional da traça-do-tomateiro, Tuta absoluta (Lepidoptera: Gelechiidae) foi avaliada em uma unidade de observação instalada na área de um produtor orgânico, localizado no PAADF, DF.

O trabalho foi conduzido em três áreas de cultivo de tomate estaqueado, sendo duas de tomate cereja e uma de tomate salada. O emprego do parasitóide Trichogramma pretiosum (Hymenoptera:Trichogrammatidae) foi planejado para ser utilizado em liberações inundativas (criado em Sitotroga cerealella como hospedeiro) associado com pulverizações semanais de Bacillus thuringiensis.

A liberação massal do parasitóide empregou uma cartela por semana (20 x 30cm) de ovos parasitados por T.pretiosum. Semanalmente, foram coletados 50 folíolos de tomateiros para determinar o número de ovos da traça-do-tomateiro. Em laboratório, os ovos coletados foram individualizados e mantidos em câmaras climatizadas tipo BOD a 25±2ºC, 65±10% UR e 14h de fotofase para determinar a porcentagem de parasitismo. A produtividade e a percentagem de dano causado foi estimada pelo número de frutos produzidos em 50 plantas.

A população da traça-do-tomateiro medida pelo número de ovos/planta em todas as áreas e durante todo o período de coleta foi considerada como muito baixa. Os danos ocasionados pela traça-do-tomateiro variaram de 0,0 a 5,6%. A produtividade foi de 1760 e 1722 bandejas, para o tomate cereja e 25 caixas para o tomate salada.

Fonte: Embrapa

 

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.