Produtor de Orgânicos

UE está fora do caminho para atingir a meta de 25% de produtos orgânicos até 2030, alerta estudo

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 27 de dezembro de 2023.

O objetivo de ter pelo menos 25% das terras agrícolas da UE sob agricultura biológica – que produz alimentos utilizando substâncias e processos naturais – foi fundamental na política alimentar emblemática da UE, do prado ao prato.

É “muito improvável” que a UE cumpra a sua meta de 25% de agricultura biológica para 2030, uma vez que seria necessário quase o dobro da actual taxa de progresso para atingir a meta, de acordo com a Agência Europeia do Ambiente (AEA).

O último relatório da AEA, publicado na segunda-feira (18 de dezembro), concluiu que o bloco não está no caminho certo para cumprir a maioria das metas ambientais estabelecidas pela Comissão Europeia para 2023, incluindo as suas ambições para a agricultura biológica.

“É muito improvável que a meta para 2030 seja alcançada devido à grande distância até à meta”, lê-se no relatório, acrescentando que se espera que a percentagem de agricultura biológica na UE aumente, mas “não o suficiente”.

O objetivo de ter pelo menos 25% das terras agrícolas da UE sob agricultura biológica – que produz alimentos utilizando substâncias e processos naturais – é um elemento-chave da estratégia emblemática da UE, do prado ao prato.

No entanto, o relatório concluiu que o apoio político atual é insuficiente para atingir a meta e apelou a uma maior ambição para apoiar “uma transformação fundamental da produção e consumo de alimentos”.

A AEA destacou no seu relatório os benefícios ambientais da agricultura biológica, especialmente para a biodiversidade, a saúde do solo e a qualidade da água.

“[A agricultura biológica] é uma ferramenta política fundamental para tornar a agricultura europeia mais sustentável”, disse Eric Gall, vice-diretor da associação de agricultura biológica da UE IFOAM, à Euractiv, acrescentando que os estados membros deveriam disponibilizar mais dinheiro aos agricultores biológicos através do Programa Agrícola Comum. Política (CAP).

Inicialmente, tudo isto fazia parte da ambição dos planos da UE: no seu Plano de Ação Orgânica para 2021, a Comissão decidiu estimular a procura e a oferta de produtos biológicos e mobilizar mais apoio financeiro para a agricultura biológica através da PAC.

Desde então, no entanto, várias das promessas do executivo da UE sobre o “garfo”, isto é, o lado do consumo da cadeia alimentar, não se concretizaram, sendo a lei dos sistemas alimentares sustentáveis ​​uma das ausências mais notáveis ​​do programa de trabalho da Comissão para 2024.

Não está indo bem o suficiente

De acordo com o relatório, a agricultura biológica na UE tem vindo a crescer de forma constante desde 2012, passando de 5,9% das terras agrícolas para 9,9% em 2021.

Se a atual taxa de crescimento se mantiver, isso levaria a uma quota de 15% da agricultura biológica em 2030, o que ficaria aquém das ambições da Comissão.

Além disso, para atingir a meta de 25% até 2030, o ritmo do progresso teria de quase duplicar nos restantes anos.

“A taxa anual (…) de crescimento entre 2012 e 2021 foi de 6%. Cumprir a meta de 25% até 2030 exigiria uma taxa de crescimento anual quase duplicada (…) de 10,8% para o período de 2021 a 2030”, afirma o relatório.

Disparidades entre países
O relatório mostrou que a percentagem de área agrícola dedicada à agricultura biológica aumentou em todos os Estados-Membros da UE – exceto a Polónia – entre 2012 e 2021.

Entretanto, as diferenças entre os países permanecem elevadas. Embora a Áustria, a Estónia e a Suécia tivessem mais de 20% da sua superfície agrícola utilizada para agricultura biológica em 2021, a taxa em seis Estados-Membros ainda era inferior a 5%, com as percentagens mais baixas encontradas na Irlanda, Bulgária e Malta.

No ano passado, o governo de coligação da Alemanha deu um passo mais longe e concordou que a agricultura biológica deveria representar 30% das terras aráveis ​​até 2030, ultrapassando a meta a nível da UE.

Fonte: Euractiv

Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra os Guias  de produção orgânica da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Os comentários estão desativados.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.