Startup ManejeBem quer transformar agricultura familiar com o ensino de técnicas de manejo sustentável e o apoio de grandes empresas
Uma ideia que começou há cinco anos com um serviço de informações por meio de um grupo de Whatsapp se tornou um negócio de impacto com potencial de transformar a agricultura familiar brasileira – que representa quase 8 em cada 10 estabelecimentos agrícolas do país. A startup ManejeBem atende hoje 300 mil produtores rurais, e no último semestre os ajudou a aumentar em média 40% de sua renda e 27% do nível de sustentabilidade de suas lavouras.
A startup oferece uma plataforma de assistência técnica agrícola, digital e presencial, com aplicativo de chat e conteúdos sobre o manejo sustentável das lavouras, totalmente gratuita para os produtores. O serviço é financiado por grandes empresas de alimentos e bebidas, e órgãos públicos, ambos interessados em cumprir suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG), além de mineradoras, como parte de planos de compensação socioambiental.
O projeto iniciou em 2018, quando a bióloga Juliane Lemos Blainski, doutora em Biotecnologia e Biociências, e a agrônoma Caroline Luiz Pimenta, doutora em Recursos Genéticos Vegetais, estavam no programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, onde fica a sede da empresa.
A equipe da ManejeBem tem hoje 26 funcionários, a maioria nas áreas de agronomia e tecnologia, além de consultores financeiros, que atendem produtores em 175 municípios de 15 estados.
A partir das respostas a um questionário e uma análise de informações em dados públicos referentes a 35 indicadores de bem-estar social e ecológico, o aplicativo de inteligência artificial (IA) chega a um diagnóstico. E então sugere soluções de acordo com a necessidade de cada família. De acordo com as metas de cada empresa patrocinadora, a ManejeBem pode acrescentar mais indicadores para acompanhar as lavouras, como os relacionados à crise climática.
Ambev, Vale, Dengo, Cargill, Gerdau e Embrapa são algumas clientes em serviços como estruturação de cadeias produtivas, coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais, e ações estratégicas de desenvolvimento sustentável.
Mercado
No Brasil, há 10,1 milhões de trabalhadores do campo que fazem a própria gestão da sua propriedade e representam 23% do valor bruto da produção agropecuária. Se formasse um país, a agricultura familiar brasileira seria o 8º maior produtor de alimentos do mundo, ocupando em 3,9 milhões de propriedades em uma área de 80,8 milhões de hectares, quase o equivalente ao do estado do Mato Grosso. Os dados são do mais recente anuário da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag).
A maioria das famílias está na região Nordeste (46,6%), seguida da Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste. Muitas estão em situação de vulnerabilidade – sem banheiro, sem água tratada e em condição de insegurança alimentar. Produzem alimentos para a população, mas não têm a quantidade de alimento e a variedade nutricional básica necessárias para seu próprio consumo e de seus animais.
A ManejeBem atua nestes casos facilitando o acesso a programas públicos, ensinando gestão financeira e técnicas para aumentar a produtividade. “A gente quer mudar o paradigma dos agricultores para que eles entendam que têm um negócio, são empresários”, diz Caroline.
A média de idade dos produtores é de 45 anos. Conforme conta a cofundadora e sócia da startup, na maio parte das famílias atendidas quem cuida das finanças são as mulheres, que são a maioria entre os profissionais alfabetizados e demonstram maior aptidão tecnológica.
Fonte: Um Só Planeta
ManejeBem faz parte do SNASH – SNA Startup Hub, um Ecossistema de inovação focado no Agro, Bioeconomia e Sustentabilidade.
Nossa missão é conectar startups, grandes empresas, investidores, governo e institutos de pesquisa para impulsionar a inovação, desenvolver soluções e alavancar seus negócios.
Geração de negócios e captação de investimentos para AgTechs, ClimaTechs, GreenTechs, FoodTechs e EduTechs.
Oferecemos programas de inovação com grandes instituições, estrutura física subsidiada, captação de recursos, mentorias com experts, ajuda com entraves regulatórios, divulgação em mídia especializada. Tudo para que o ecossistema de inovação prospere.
Uma das principais vantagens de se conectar ao Snash é o acesso a um ecossistema empreendedor consolidado. Reunimos uma série de empresas, investidores, mentores e profissionais do mercado, criando uma rede de contatos capaz de impulsionar os negócios e favorecer a inovação. Confira as Startups conectadas ao nosso Hub.
Clique na imagem abaixo e conheça mais sobre o SNASH – SNA Startup Hub:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: agricultura familiar, agricultura familiar brasileira, Ambiental Social e Governança, Environmental social and corporate governance, ESG, ManejeBem, SNA Startup Hub, startup agro, startup ManejeBem.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor .
